Escovar os dentes sem creme dental é possível?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Algumas alternativas à pasta de dentes já estão aparecendo e sendo procuradas no mercado

Seja por falta do produto ou por opção, muitos já passaram pela situação de escovar os dentes sem creme dental. Mas será que realizar a escovação sem a pasta é realmente efetiva?

Independente se irá escovar os dentes sem creme dental ou não, dentistas recomendam que a limpeza bucal seja feita no mínimo três vezes ao dia. De preferência após as refeições!

Escovar os dentes sem creme dental é possível por meio de alternativas naturais ou de alta tecnologia para aqueles que querem então abdicar de uma vez por todas da pasta de dente.

Substituições para escovar os dentes sem creme dental

Simples misturinhas caseiras podem então te ajudar a encontrar alternativas para evitar o uso do creme dental. Porém, converse com seu dentista de confiança para saber se esses produtos são indicados para você.

Dessa forma, existem variadas alternativas que podem ser substitutivas:

  • Óleo de coco – fácil de ser encontrado, o óleo de coco combate a cárie de forma natural. Devido as suas propriedades antibacterianas, atua no combate de bactérias presentes na boca por meio do ácido láurico nele presente. Sua gordura produz uma leve espuma que forma uma textura ótima para escovação, além de ser ótimo como enxaguante bucal.
  • Óleos essenciais de orégano e hortelã – ambas as substâncias podem ser adicionadas a outras misturas. No caso do orégano, atua como um antibiótico natural, combatendo várias infecções dentárias. Já o hortelã, oferece o frescor e o aroma mentolado que os cremes dentais costumam ter. Assim, deixam o hálito agradável na boca.

Escovação a seco

Apresentando vários benefícios à saúde bucal, a escovação a seco é inclusive uma ótima maneira de remover placas bacterianas, além de evitar o sangramento gengival causado pela gengivite.

Alguns estudos relatam inclusive que, em um período de seis meses, o acúmulo de placa bacteriana caiu em 67%. Além disso, o sangramento gengival reduziu em 50% devido à escovação a seco.

Esse tipo de escovação deve durar em torno de 90 segundos, com uma escova suave, seca e com cerdas macias. Os movimentos de escovação são os mesmos realizados no procedimento comum.

Escovar os dentes sem creme dental com a escova dental iônica

Uma alternativa de alta tecnologia e consideravelmente atual é a escova iônica. Esse moderno equipamento permite escovar os dentes sem pasta.

De origem japonesa, a escova Soladey tem um mini painel próprio para captação de luz solar que fica no interior do cabo da escova. Por isso, quando em contato com a haste de dióxido de titânio, gera elétrons negativos.

Dessa forma, ao entrar em contato com a saliva, essa carga atrai os íons positivos de hidrogênio que estão no ácido da placa bacteriana.

Se bem cuidada, o cabo da escova pode durar a vida toda, trocando apenas a ponta com as cerdas através de um refil.

Agora que você já conhece todas essas alternativas, é importante lembrar que o ideal é procurar seu cirurgião-dentista e comprovar que o método escolhido para escovar os dentes sem creme dental será efetivo.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.