Escovação noturna é a mais importante? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Existe uma escovação mais importante no dia? Estudos dizem que sim e nós vamos te explicar o por quê!

Escovar os dentes é um dos rituais mais importantes do nosso dia e um dos que mais repetimos – afinal, são três escovações diárias! No entanto, existe uma delas que é mais importante: a escovação noturna.

Mas lembre: por mais que a escovação noturna seja essencial, é preciso escovar os dentes ao final de cada refeição. Deixar de escovar os dentes de noite apenas agrava o risco do desenvolvimento de doenças bucais.

Quer saber o que faz a escovação noturna tão importante? Então acompanhe esse artigo até o final!

Durante a noite, algumas funções do nosso corpo não atuam “como deveriam”. É o caso da saliva que, por conta da falta de estímulos, não é produzida na mesma quantidade.

Qual o risco? Bem, a saliva é a nossa maior defesa contra problemas bucais. Ela protege os dentes contra cáries, equilibra o pH de toda a cavidade bucal e, claro, também ajuda a evitar doenças periodontais.

Resumindo: uma boca seca é uma boca desprotegida!

Por isso, escovar os dentes antes de dormir é tão importante. Se sua boca foi bem higienizada, com uma escovação correta e uso de outros higienizadores bucais, as bactérias não terão vez!

Seus dentes estarão protegidos graças ao flúor da pasta de dente e não haverá restos de alimentos servindo de alimento para germes e bactérias!

Como potencializar minha higiene noturna?

Para potencializar sua higiene oral noturna é simples. Essa escovação costuma ser aquela em que nós temos uns minutinhos a mais para nos dedicar, então use cada segundo a seu favor!

Separamos algumas dicas para garantir a melhor higienização noturna. Confira:

  • É hora do fio dental – o fio dental demanda algum tempo para ser usado corretamente. São apenas dois minutinhos a mais, mas durante o dia pode ser complicado de ter essa rotina. Por isso, invista do fio após a escovação noturna! Seu uso é fundamental para a limpeza dos dentes, porque sua ação atinge regiões que a escova não alcançou. O ideal é que seja feito após cada escovação, mas se você tiver que escolher uma delas, escolha a noturna para ter esse ritual completo!
  • Nada de muito bochecho! – após cada escovação, um pouco do flúor da pasta de dente permanece na boca e, junto da saliva, faz uma nova higienização. Isso ajuda a eliminar bactérias e até placa bacteriana que não foram retiradas durante a escovação. No entanto, esse processo se torna impossível se o paciente enxágua a boca várias vezes. Todos os resquícios de flúor são retirados, impedindo essa segunda limpeza. Por isso, após escovar os dentes, não enxágue sua boca mais que o necessário!
  • Açúcar? Pelo menos a noite, não! – o açúcar é um inimigo dos nossos dentes. Ele acelera o desenvolvimento de doenças como a cárie. Por isso, diminuir o consumo de alimentos açucarados deve ser a meta de toda pessoa preocupada com a saúde bucal. Como nós sabemos que não é uma tarefa fácil, um dos caminhos é justamente não consumir açúcar durante a noite – e nunca depois da última escovação!
  • Nada de escovar os dentes com força! – você coloca força na escovação pensando que isso ajuda a limpar melhor os dentes – e acaba com desgaste dental e recessão da gengiva. Sim, escovar os dentes com força é extremamente prejudicial a sua saúde bucal.

Agora que você já sabe todas as vantagens da escovação noturna, não deixe de caprichar antes de dormir!

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.