Ensinar crianças a escovar o dente é necessário! Saiba como fazer!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira dicas para ensinar crianças a escovar o dente de forma eficiente

Todos sabemos a importância da higiene bucal para as crianças, especialmente quando elas são devoradoras de doces! Contudo, por vezes, ensinar crianças a escovar o dente pode ser uma tarefa difícil e cansativa.

De fato, ensinar crianças a escovar o dente exige dedicação dos seus cuidadores, mas se for realizada da maneira correta, trará benefícios para ambos: pais e filhos!

É durante a infância que são criados os costumes que perduram ao longo da vida. Por isso, ensinar crianças a escovar o dente é necessário, a fim de que ela aprenda a importância de uma saúde bucal.

A dificuldade começa quando o pequeno não gosta ou não entende a importância do cuidado com os dentes.

Por isso, para as crianças que já possuem um pouco mais de discernimento, é importante que o pais alertem sobre os riscos das doenças orais, caso a higiene não seja realizada.

Como Ensinar Meu Filho a Escovar os Dentes?

Para ajudar os pais nessa importante tarefa, separamos algumas dicas. A ideia é tornar o momento da escovação mais agradável, e a missão de incentivar as crianças a escovar os dentes mais fácil. Confira:

  • Educação: comece explicando a importância de manter a boca sempre limpa, compreender o motivo da atividade é importante para sua aceitação;
  • Segurança: forneça um ambiente seguro para que o pequeno realize a escovação. Bancos firmes em frente á pia e copos para o enxágue ajudem as crianças a realizarem a atividade de forma mais fácil e segura;
  • Exemplo: para ensinar algo às crianças é preciso antes ser exemplo daquilo que se fala. Por isso, faça da escovação um hábito seu em primeiro lugar, a fim de ser exemplo para os pequenos;
  • Família: na hora de escovar os dentes, junte-se a eles! Fazer atividades em família torna-a mais agradável aos pequenos, afinal, as crianças costumam imitar a postura dos adultos. Além disso, os cuidadores podem aproveitar para checar se a tarefa está sendo bem executada;
  • Incentivo: para dar aos pequenos a motivação necessária, os pais podem se utilizar de brincadeiras, músicas, mecanismos de compensação e outros meios que tornem o momento da higiene prazeroso. Confira outras dicas de incentivos lúdicos nesse outro artigo!
  • Carinho e confiança: quando estiver ensinando a escovar os dentes transmita carinho e confiança. Nunca provoque medo nos pequenos. Transformar o dentista no vilão ou fazê-las terem medo das cáries não é uma boa ideia, pois podem fazê-las assimilar o momento como algo desagradável e criar verdadeiros traumas.

Como Fazer a Higiene da Boca de Forma Correta?

Vale lembrar que, fazer os pequenos passarem as escovas pelos dentinhos não é o suficiente, para que a limpeza seja eficaz é preciso escovar os dentes da forma correta.

Por isso, quando seu filho estiver aprendendo a escovar os dentes, certifique-se de ensinar todos os passo para que a higienização seja verdadeiramente eficaz.

  1. Escolha a escova correta para as crianças, de acordo com a faixa etária indicativa na embalagem. Além disse, opte sempre pelas cerdas mais macias e cabeças menores. Também não esqueça de trocá-las mensalmente;
  2. Utilize a quantidade adequada de pasta de dente que deverá ser entre meio grão de arroz e um grão de ervilha. Não esqueça que o creme dental deve conter flúor, mesmo para os pequenos, a fim de evitar as cáries;
  3. A escovação deve durar pelo menos dois minutos e deve abranger todos os dentinhos. O processo deve se repetir depois das principais refeições do dia;
  4. Crianças também precisam passar fio dental, ele elimina os restos de alimentos e a placa bacterina. Incentive as crianças a usar o fio dental sempre e ofereça ajuda sempre que preciso;
  5. A higienização também requer cuidados! As gengivas não devem ser escovados e o fio dental não deve machucar as gengivas!
  6. Assim que começarem a despontar os primeiros dentes, leve o seu filho ao odontopediatra, a fim de que ele análise língua, céu da boca e dentinhos, além de fornecer outras orientações para cuidar da saúde bucal do pequeno.

Ensinar crianças a escovar o dente exige paciência, mas os resultados são recompensadores. As consultas de rotina com o odontopediatra também são importantes e complementam uma excelente saúde bucal para os pequenos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!