Confira dicas para ensinar crianças a escovar o dente de forma eficiente
Todos sabemos a importância da higiene bucal para as crianças, especialmente quando elas são devoradoras de doces! Contudo, por vezes, ensinar crianças a escovar o dente pode ser uma tarefa difícil e cansativa.
De fato, ensinar crianças a escovar o dente exige dedicação dos seus cuidadores, mas se for realizada da maneira correta, trará benefícios para ambos: pais e filhos!
É durante a infância que são criados os costumes que perduram ao longo da vida. Por isso, ensinar crianças a escovar o dente é necessário, a fim de que ela aprenda a importância de uma saúde bucal.
A dificuldade começa quando o pequeno não gosta ou não entende a importância do cuidado com os dentes.
Por isso, para as crianças que já possuem um pouco mais de discernimento, é importante que o pais alertem sobre os riscos das doenças orais, caso a higiene não seja realizada.
Como Ensinar Meu Filho a Escovar os Dentes?
Para ajudar os pais nessa importante tarefa, separamos algumas dicas. A ideia é tornar o momento da escovação mais agradável, e a missão de incentivar as crianças a escovar os dentes mais fácil. Confira:
- Educação: comece explicando a importância de manter a boca sempre limpa, compreender o motivo da atividade é importante para sua aceitação;
- Segurança: forneça um ambiente seguro para que o pequeno realize a escovação. Bancos firmes em frente á pia e copos para o enxágue ajudem as crianças a realizarem a atividade de forma mais fácil e segura;
- Exemplo: para ensinar algo às crianças é preciso antes ser exemplo daquilo que se fala. Por isso, faça da escovação um hábito seu em primeiro lugar, a fim de ser exemplo para os pequenos;
- Família: na hora de escovar os dentes, junte-se a eles! Fazer atividades em família torna-a mais agradável aos pequenos, afinal, as crianças costumam imitar a postura dos adultos. Além disso, os cuidadores podem aproveitar para checar se a tarefa está sendo bem executada;
- Incentivo: para dar aos pequenos a motivação necessária, os pais podem se utilizar de brincadeiras, músicas, mecanismos de compensação e outros meios que tornem o momento da higiene prazeroso. Confira outras dicas de incentivos lúdicos nesse outro artigo!
- Carinho e confiança: quando estiver ensinando a escovar os dentes transmita carinho e confiança. Nunca provoque medo nos pequenos. Transformar o dentista no vilão ou fazê-las terem medo das cáries não é uma boa ideia, pois podem fazê-las assimilar o momento como algo desagradável e criar verdadeiros traumas.
Como Fazer a Higiene da Boca de Forma Correta?
Vale lembrar que, fazer os pequenos passarem as escovas pelos dentinhos não é o suficiente, para que a limpeza seja eficaz é preciso escovar os dentes da forma correta.
Por isso, quando seu filho estiver aprendendo a escovar os dentes, certifique-se de ensinar todos os passo para que a higienização seja verdadeiramente eficaz.
- Escolha a escova correta para as crianças, de acordo com a faixa etária indicativa na embalagem. Além disse, opte sempre pelas cerdas mais macias e cabeças menores. Também não esqueça de trocá-las mensalmente;
- Utilize a quantidade adequada de pasta de dente que deverá ser entre meio grão de arroz e um grão de ervilha. Não esqueça que o creme dental deve conter flúor, mesmo para os pequenos, a fim de evitar as cáries;
- A escovação deve durar pelo menos dois minutos e deve abranger todos os dentinhos. O processo deve se repetir depois das principais refeições do dia;
- Crianças também precisam passar fio dental, ele elimina os restos de alimentos e a placa bacterina. Incentive as crianças a usar o fio dental sempre e ofereça ajuda sempre que preciso;
- A higienização também requer cuidados! As gengivas não devem ser escovados e o fio dental não deve machucar as gengivas!
- Assim que começarem a despontar os primeiros dentes, leve o seu filho ao odontopediatra, a fim de que ele análise língua, céu da boca e dentinhos, além de fornecer outras orientações para cuidar da saúde bucal do pequeno.
Ensinar crianças a escovar o dente exige paciência, mas os resultados são recompensadores. As consultas de rotina com o odontopediatra também são importantes e complementam uma excelente saúde bucal para os pequenos.