Endocrown é alternativa para dentes tratados endodonticamente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quando a endocrown é indicado na área da odontologia

Depois do tratamento de endodontia, é comum os dentistas indicaram a realização da restauração dentária. Porém, na área odontológica, há diversos tipos de técnicas de restauração. Uma delas inclui a colocação da endocrown.

A colocação da endocrown depende da análise do quadro clínico do paciente. Portanto, só depois da análise do profissional e dos exames necessários, é que será definido qual o melhor método de tratamento.

Endocrown é uma coroa cerâmica fixada nos dentes que passaram pelo tratamento endodôntico. Ela é minimamente invasiva e serve como uma técnica alternativa de restauração.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e esclarecer todas as suas curiosidades sobre as endocrowns. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o Tratamento Endodôntico

Tratamento endodôntico é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Algumas razões para precisarmos passar pelo tratamento endodôntico são:

Após o tratamento de endodontia, os profissionais recomendam a restauração dentária. Ela é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente.

Ela também permite que o dente restabeleça sua forma natural, função, alinhamento e estética. No entanto, os processos de restauração envolvem técnicas tradicionais, como a colocação dos pinos intra-radiculares.

Porém, o problema com essas técnicas é que elas podem induzir tensões no canal radicular, levando a fratura.

Por isso que os profissionais da área criaram a técnica de colocação da coroa total de porcelana ou endocrown. Assim, esse processo de restauração tem um resultado mais positivo do que os outros.

Como a Endocrown é colocada nos dentes?

Como já vimos, a endocrown é uma coroa de cerâmica que é fixada nos dentes que passaram pelo tratamento endodôntico. Por isso, ela é ancorada na parte interna câmara pulpar e nas margens da cavidade.

O procedimento de fixação é simples, rápido e pouco invasivo. É ideal que você converse com o seu profissional de confiança e entenda como o procedimento será realizado de acordo com o seu quadro clínico.

Quais são os benefícios da Endocrown?

Uma das principais vantagens das coroas endodônticas adesivas é que elas não trazem prejuízos funcionais. Pelo contrário: elas garantem a funcionalidade normal do dentes que foi tratado endodonticamente.

E, exatamente por ser uma coroa, a endocrown assegura a estética dos dentes. Assim, sua coloração permanece esbranquiçada e sem manchas.

O que garante o tom natural para o dente, sem indícios de que ele passou por qualquer tratamento.

Além disso, não podemos esquecer que as coroas cerâmicas fixadas nos dentes duram por um período de tempo significativo. Desse modo, a longevidade funcional e estética são garantidas!

Cuide da Restauração com Endocrown

Para garantir a duração da técnica de restauração, cuide da sua higiene oral. Para isso, escove os dentes, passe o fio dental e o enxaguante bucal.

Alguns alimentos e bebidas, como refrigerantes, chás, chocolates e cafés podem manchar o material escolhido para a restauração. É aconselhável a limitação do consumo deles.

Por fim, faça visitas regulares ao dentista de confiança para assegurar a sua saúde bucal e checar se está tudo certo com a endocrown.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.