Endo PTC facilita procedimentos realizados por dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ajudando em um dos procedimento mais conhecidos, é apreciado pelos cirurgiões dentistas

Em alguns de nossos artigos anteriores, já falamos do processo de canal radicular. Dessa vez, viemos falar do Endo PTC, uma das substâncias usadas pelos dentistas nesse tratamento.

O Endo PTC tem como principal função auxiliar na realização do canal e facilitar o trabalho do dentista.

O Endo PTC é então um produto à base de peróxido de uréia, polissorbato 80 e polietilenoglicol.

É utilizado no preparo químico-mecânico dos canais radiculares e promove uma reação de efervescência continuada com a liberação de oxigênio que favorece a instrumentação.

Características do Endo PTC

Ao falarmos da composição dessa substância, é importante citarmos que cada um dos três componentes do creme de Endo PTC possui uma função:

  1. Carbowax – é uma espécie de veículo, que serve como transporte das substâncias e torna viável a associação delas;
  2. Tween 80 – atua como um detergente que age diminuindo a tensão superficial, facilitando assim a penetração das substâncias nos túbulos dentinários. Também funciona como umectante e emulsionante, absorvendo a gordura e mantendoa em suspensão, fazendo com que sua retirada seja facilitada;
  3. Peróxido de uréia – é um agente antimicrobiano e que quando reage com a solução de hipoclorito de sódio, libera oxigênio livre e cloro ativo, que são altamente eficazes no combate a microorganismos.

Principalmente, entre os seus benefícios, podemos citar o fato de contribuir decisivamente para atingir graus maiores de dilatação, mesmo nos canais curvos.

Para que serve o Endo PTC?

O uso de substâncias químicas auxiliares durante a realização do preparo químico mecânico tem como função facilitar a remoção do magma dentinário. Além disso, outras das suas funcionalidades envolvem:

  • Atuar como agente lubrificante;
  • Agente antimicrobiano;
  • Solvente de matéria orgânica;
  • Desodorizante;
  • Clareador;
  • Detergente, por promover a saponificação de lipídios.

Uma curiosidade sobre o Endo PTC é que, associado à solução de hipoclorito de sódio a 1% e outras substâncias
químicas auxiliares, é o que melhor promove um aumento da permeabilidade dentinária no terço apical.

Ele é encontrado em dois tipos. Uma em gel, como veículo o carbopol, e em creme no químico preparo de canal radicular.

Mesmo que não haja uma diferença significativa entre ambas as formas, muitos estudiosos e profissionais identificaram que o gel proporcionou alto índice de infiltração do corante indicador, ao contrário do creme.

Como é feita a aplicação do Endo PTC?

Como já citamos nesse artigo, ele é utilizado no tratamento de canais radiculares. Agora iremos explicar como esse processo é feito. Vamos lá?

  1. Primeiro remove-se a coroa dentária, checando o cumprimento das raízes;
  2. Em seguida, as raízes são reservadas e envoltas em uma gaze, facilitando a instrumentação;
  3. O preparo dos canais radiculares começa a ser realizado preparando o terço cervical em todos os canais;
  4. Nesse terceiro passo, o creme Endo PTC é levado para o interior do canal, sendo neutralizado por 1 ml de hipoclorito de sódio a 1%.

A limpeza dos canais radiculares é um aspecto muito significante no tratamento endodôntico e é enfatizada pelos pesquisadores.

Por isso, são cada vez mais procurados métodos associando diferentes instrumentos e técnicas de instrumentação com substâncias que proporcionem canais radiculares limpos. Como é o caso do Endo PTC.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.