PACIENTES

Dor na mandíbula ao mastigar: quais as causas e tratamentos?

Dor na mandíbula ao mastigar: quais as causas e tratamentos?

Um incômodo que pode aparecer sem aviso, a dor na mandíbula tem diversas causas

Se em algum momento da sua vida você já sentiu uma dor na mandíbula ao mastigar, sabe o quão desconfortável e incômoda é essa sensação, certo? Principalmente, porque a mastigação é algo que faz parte do nosso dia a dia.

Qual será o real motivo por trás dessa dor na mandíbula ao mastigar? É exatamente sobre isso que falaremos a seguir neste artigo. Fique ligado!

Dor na mandíbula ao mastigar normalmente está relacionado a algum problema no maxilar, ou ainda na ATM (articulação temporomandibular).

Além disso, pode se manifestar por conta de movimentos incorretos, ou como consequência de problemas odontológicos que já nasceram com o paciente.

Principais Sintomas da Dor na Mandíbula

Assim como já começamos a explicar anteriormente, existem grandes chances da dor na região na mandíbula estar relacionada com a tão conhecida disfunção temporomandibular ou DTM.

Dessa forma, toda vez que esse desconforto aparece, vem acompanha de sinais, sintomas e até mesmo certas dificuldades.

Estes costumam aparecer principalmente em áreas como o pescoço, os ombros, ao redor da orelha e ainda, em regiões que não são correspondentes à ATM.

Alguns dos principais deles são:

  • Capacidade limitada para abrir a boca;
  • Desvio na abertura de boca;
  • Maxilar “preso” na posição de boca fechada ou aberta;
  • Sensação de cansaço no rosto;
  • Sensação de dentes tocando diferente ou não tocando entre si;
  • Dor na mandíbula perto do ouvido;
  • Sons saindo da articulação ao abrir ou fechar a boca ou mastigar (pode ou não ser acompanhados de dor);
  • Dificuldade para mastigar, abrir a boca ou ter uma mordida desconfortável- como se os dentes superiores e inferiores não estivessem encaixando corretamente;
  • Inchaço do lado da face;
  • Zumbidos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor cervical;

Bom, agora que você já conhece cada um dos sintomas e sinais mais comuns de aparecerem nesses casos, se perceber a manifestação de algum deles em seu corpo, procure seu médico ou cirurgião-dentista.

Quanto mais rápido o problema for diagnosticado, mais rápido será também seu tratamento.

Evitando assim que se torne uma complicação grave ou fazendo com que um simples estalo na mandíbula traga consequências dolorosas para você.

Tratando a Dor na Mandíbula ao Mastigar

Se for realmente um problema de DTM, é preciso ainda identificar qual é o tipo desta patologia que o paciente apresenta. Em alguns casos, os profissionais podem solicitar mais de um tratamento ao mesmo tempo.

Dessa forma, existem então opções bem simples, como é o caso da colocação de placas oclusais que estabilizam, ou ainda, reposicionam. Além da viscossuplementação.

Em casos também mais simples, por exemplo, um deslocamento da mandíbula e estar com a mandíbula inchada, é possível recorrer a tratamentos como:

  1. Fisioterapia
  2. Termoterapia
  3. Laserterapia
  4. Psicoterapia

Já nas situações mais complicadas, existe a possibilidade de o profissional julgar necessária uma cirurgia. Elas são conhecidas como artrotomias ou cirurgias abertas.

Porém, devem ser sempre a última opção. Ou seja, somente consideradas quando todos os outros tratamento mais leves para um caso de dor na mandíbula ao mastigar não forem efetivos.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também