Dor ao escovar os dentes? Saiba o que pode causar!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são as causas mais prováveis para o problema

Escovar os dentes pode não ser a tarefa mais querida por todos, mas é essencial para mantermos nossa saúde em dia. Entretanto, ela se torna um pouquinho mais complicada quando a pessoa sente dor ao escovar os dentes.

Apesar de não parecer, dor ao escovar os dentes é um problema bastante recorrente nas clínicas odontológicas. Diversos pacientes chegam ao consultório se queixando de fortes dores e dificuldade para realizar a higiene bucal.

Sentir dor ao escovar os dentes pode indicar uma série de problemas na cavidade bucal e significa que existe algo de errado com a saúde dessa região.

O que a dor ao escovar os dentes pode indicar?

Sentir o dente sensível ao escovar pode indicar uma série de problemas. Contudo, é possível citar dois que são mais recorrentes: a sensibilidade dentinária e a gengivite. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles:

Sensibilidade dentinária

A sensibilidade ou hipersensibilidade dentinária acontece uma vez que a dentina do dente é exposta. Isso pode ocorrer devido ao desgaste do esmalte dentário ou quando há uma retração gengival.

A região da dentina possui um grande número de poros ou tubos microscópicos que vão da face externa do dente até a polpa, região central do dente.

Uma vez que a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, o que causa dores ao escovar os dentes.

Dentre os principais desencadeadores do problema, é possível citar:

  • Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
  • Bebidas ácidas que causam a deterioração do esmalte e, consequentemente, a exposição da dentina;
  • O bruxismo;
  • Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação excessiva dos dentes;
  • Gengivite, que pode causar a retração gengival;
  • Dentes lascados ou fraturados, o que pode proporcionar exposição da dentina.

Para extinguir o problema, diversos profissionais recomendam o uso de creme dental com alta concentração de flúor e a utilização de uma escova com cerdas macias.

Além disso, o paciente pode realizar alguns procedimentos no consultório odontológico, tais como:

  • Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas. Isso ajuda no processo de mineralização e calcificação da dentina e do esmalte;
  • Aplicação de gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
  • Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina. Isso propicia um menor contato da dentina com agentes que possam causar a hipersensibilidade.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

É a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves. Inclusiva dor quando escovar o dente.

Ela é o resultado dos efeitos do acúmulo de placa a longo prazo, geralmente sendo causada pela falta de higiene bucal. Se a placa não for removida, se transforma em um depósito chamado tártaro.

As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro irritam as gengivas e as deixam inchadas e  extremamente sensíveis, dificultando a escovação.

Assim, pode ser necessário que o dentista realize uma profilaxia dentária no paciente. Com isso, a tendência é que o indivíduo não sinta mais dor ao escovar os dentes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.