Doença de Paget é uma anomalia que ataca os ossos do corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença pode afetar nossas articulações e causar fraturas e lesões ósseas

Dentre as variadas doenças ósseas presentes no mundo da medicina, encontramos uma bastante peculiar, chamada de doença de Paget.

Trata-se de uma patologia que, geralmente, aparece em homens com mais de 40 anos. Apesar disso, a doença de Paget pode se manifestar em qualquer faixa etária.

Doença de Paget é uma anomalia óssea crônica que provoca o crescimento anormal de determinadas partes de um osso. Deixando-o também mais fragilizado, o que aumenta as chances de ocorrência de alguma fratura ou lesão.

A problema pode afetar qualquer osso, mas estudos indicam que há maior recorrência no crânio, fêmur, tíbia e coluna vertebral.

O interessante é que a doença óssea de Paget, também chamada de osteíte deformante, é mais comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo rara em território brasileiro.

A anormalidade também pode ser classificada como um tipo de osteoporose. Devido ao aumento de osteoclastos provocados por ela, os ossos acabam ficando bem mais frágeis que o normal.

A moléstia de Paget varia bastante. Assim, ela pode afetar somente um ou diversos ossos simultaneamente.

Quais são os sintomas da doença de Paget?

Em algumas situações, esse tipo de osteoporose é assintomática. Entretanto, existem alguns sinais que podem indicar a doença de Paget, como:

  • dores ósseas e deformações nas articulações;
  • alto índice de fraturas devido à fragilidade óssea;
  • aumento da cifose vertebral, que deixa o acometido corcunda;
  • surdez causada pelo aumento de ossos na região do crânio;
  • pernas fracas e arqueadas.

Relação da doença de Paget com a Odontologia

Como foi colocado anteriormente, a anomalia pode provocar deformação óssea, além de causar problemas nas articulações de nosso corpo.

Assim, é possível que uma pessoa que sofra com a doença de Paget desenvolva problemas oclusais e também na ATM – a principal articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Fora isso, a fraqueza dos ossos pode desencadear perdas dentárias, uma vez que o suporte de nossos  dentes são estruturas inteiramente ósseas.

Causa, diagnóstico e tratamento para a doença de Paget

As causas do problema ainda não são completamente conhecidas. Entretanto, estudos indicam que ela está relacionada a uma infecção óssea viral latente.  Além disso, a osteoporose pode ser fruto de uma herança genética, passando de geração para geração.

O diagnóstico pode ser realizado a partir de um exame de raio x seguido de uma cintilografia. O exame de sangue também é importante. Ele pode medir a quantidade de enzimas produzidas pelas células ósseas.

Assim, o profissional pode observar se os valores estão normais. A doença não possui cura, sendo controlada através de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem diminuir a dor e o desconforto.

Medicamentos que modulam a atividade óssea também podem ser usados em quadros considerados mais agressivos.

Mas além de realizar um tratamento medicamentoso, é fundamental que a pessoa afetada realize fisioterapia.  Isso serve para diminuir os sintomas, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, é claro.

Caso os sintomas e manifestações bucais ocorram, é necessário buscar auxílio com um dentista. Profissionais especializados em dor orofacial ou distúrbios na ATM são os mais indicados.

Uma intervenção cirúrgica só é recomendada quando ocorre uma compressão de nervos ou alguma articulação é danificada devido a doença de Paget.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.