PACIENTES

Doença de Paget é uma anomalia que ataca os ossos do corpo

Doença de Paget é uma anomalia que ataca os ossos do corpo

A doença pode afetar nossas articulações e causar fraturas e lesões ósseas

Dentre as variadas doenças ósseas presentes no mundo da medicina, encontramos uma bastante peculiar, chamada de doença de Paget.

Trata-se de uma patologia que, geralmente, aparece em homens com mais de 40 anos. Apesar disso, a doença de Paget pode se manifestar em qualquer faixa etária.

Doença de Paget é uma anomalia óssea crônica que provoca o crescimento anormal de determinadas partes de um osso. Deixando-o também mais fragilizado, o que aumenta as chances de ocorrência de alguma fratura ou lesão.

A problema pode afetar qualquer osso, mas estudos indicam que há maior recorrência no crânio, fêmur, tíbia e coluna vertebral.

O interessante é que a doença óssea de Paget, também chamada de osteíte deformante, é mais comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo rara em território brasileiro.

A anormalidade também pode ser classificada como um tipo de osteoporose. Devido ao aumento de osteoclastos provocados por ela, os ossos acabam ficando bem mais frágeis que o normal.

A moléstia de Paget varia bastante. Assim, ela pode afetar somente um ou diversos ossos simultaneamente.

Quais são os sintomas da doença de Paget?

Em algumas situações, esse tipo de osteoporose é assintomática. Entretanto, existem alguns sinais que podem indicar a doença de Paget, como:

  • dores ósseas e deformações nas articulações;
  • alto índice de fraturas devido à fragilidade óssea;
  • aumento da cifose vertebral, que deixa o acometido corcunda;
  • surdez causada pelo aumento de ossos na região do crânio;
  • pernas fracas e arqueadas.

Relação da doença de Paget com a Odontologia

Como foi colocado anteriormente, a anomalia pode provocar deformação óssea, além de causar problemas nas articulações de nosso corpo.

Assim, é possível que uma pessoa que sofra com a doença de Paget desenvolva problemas oclusais e também na ATM – a principal articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Fora isso, a fraqueza dos ossos pode desencadear perdas dentárias, uma vez que o suporte de nossos  dentes são estruturas inteiramente ósseas.

Causa, diagnóstico e tratamento para a doença de Paget

As causas do problema ainda não são completamente conhecidas. Entretanto, estudos indicam que ela está relacionada a uma infecção óssea viral latente.  Além disso, a osteoporose pode ser fruto de uma herança genética, passando de geração para geração.

O diagnóstico pode ser realizado a partir de um exame de raio x seguido de uma cintilografia. O exame de sangue também é importante. Ele pode medir a quantidade de enzimas produzidas pelas células ósseas.

Assim, o profissional pode observar se os valores estão normais. A doença não possui cura, sendo controlada através de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem diminuir a dor e o desconforto.

Medicamentos que modulam a atividade óssea também podem ser usados em quadros considerados mais agressivos.

Mas além de realizar um tratamento medicamentoso, é fundamental que a pessoa afetada realize fisioterapia.  Isso serve para diminuir os sintomas, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, é claro.

Caso os sintomas e manifestações bucais ocorram, é necessário buscar auxílio com um dentista. Profissionais especializados em dor orofacial ou distúrbios na ATM são os mais indicados.

Uma intervenção cirúrgica só é recomendada quando ocorre uma compressão de nervos ou alguma articulação é danificada devido a doença de Paget.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também