Doença de Crohn pode afetar diretamente a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como a doença atua em nosso organismo e quais são seus sintomas

Geralmente, a Doença de Crohn se manifesta durante a segunda e terceira décadas de vida do indivíduo. Entretanto, a anomalia pode afetar qualquer faixa etária.

O interessante é que a doença de Crohn é bastante imperceptível. Em alguns casos, o paciente não sente nenhum sinal ou sintoma durante tempos, até que começa a encarar surtos que podem progredir com o passar do tempo.

Doença de Crohn é uma doença inflamatória grave no trato intestinal e afeta toda essa região. Entretanto, ela costuma agredir majoritariamente o intestino grosso e o delgado.

Quais são as causas para Doença de Crohn?

Estudos indicam que a doença Crohn é uma anomalia crônica, causada principalmente pela desregulação do sistema imunológico do paciente.

Assim, quando o indivíduo está com seus mecanismos de defesa fragilizados, a doença vê uma oportunidade de se manifestar naquele organismo.

A doença de Crohn, assim como a colite ulcerativa, é caracterizada como uma anormalidade inflamatória intestinal. Isso acontece pois ambas se comportam de maneira semelhante, sendo difícil diferenciá-las.

A principal diferença entre as duas é que, enquanto a doença de Crohn acomete todo o trato intestinal, a colite afeta apenas a camada mais superficial da mucosa dessa região.

Sintomas de Crohn

Os sintomas mais comuns são fortes dores abdominais acompanhadas de diarreia. Além disso, o paciente acometido pode desenvolver:

  • Febre;
  • Fificuldade em absorver nutrientes;
  • Perda de peso e enfraquecimento devido a dificuldade em se nutrir;
  • Dores nas articulações;
  • Lesões gangrenosas na pele;
  • Inflamação nos olhos;
  • Pedra nos rins e na vesícula;
  • Obstrução e surgimento de fissuras intestinais.

Ainda podemos citar algumas manifestações orais da doença de crohn, como:

Alguns desses sintomas podem colaborar diretamente com a dificuldade que o paciente encontra em se nutrir quando sofre com a doença de Crohn.

Diagnóstico

Um exame clínico e o levantamento do histórico do paciente, assim como alguns exames de sangue, são instrumentos fundamentais para o diagnóstico da doença.

Entretanto, na maioria dos casos, para obter um diagnóstico mais preciso, é necessária a realização de exames de imagem, como uma endoscopia ou raio x.

A enfermidade desenvolve sintomas bastante semelhantes ao de outras anomalias. Para que não haja nenhuma confusão, é necessária a realização dessa apuração, a fim de estabelecer um diagnóstico diferenciado.

Tratamento para Doença de Crohn

Infelizmente ainda não existe uma cura específica para essa doença. Assim, o tratamento costuma ser definido de acordo com a fase de evolução da anomalia.

A sua principal finalidade é controlar e conter o processo inflamatório, aliviar os sintomas e corrigir sequelas e deficiências nutricionais deixadas pelo problema.

Em fases agudas e agressivas, pode ser que o profissional indique o consumo de corticosteroides via oral.

Quando o paciente não responde a esses estímulos, a única saída é recorrer a drogas imunossupressoras capazes de induzir períodos de remissão clínica. Entretanto, essa medicação pode ter fortes efeitos colaterais.

A intervenção cirúrgica para doença de Crohn é pouco recomendada, e costuma ocorrer apenas em casos de obstrução intestinal, doença perineal e hemorragias.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.