Dobras e alças ortodônticas são realmente importantes?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Trazendo de volta um sorriso perfeito, fazem parte de um tratamento bem direcionado

Há quanto tempo você realizou a sua primeira restauração? Pois é, desde então, esse procedimento evoluiu bastante, assim como as dobras e alças.

Dentre os inúmeros processos e possibilidades de correções ortodônticas, as dobras e alças estão entre os que fazem bastante sucesso devido a seus ótimos resultados.

As dobras e alças são basicamente um avanço tecnológico na área da ortodontia, que permite com que cada caso do paciente em tratamento tenha o atendimento necessário.

Elas permitem então que ajustes individuais sejam feitas, de acordo com exatamente o que aquele dente precisa.

Realizando as Dobras

Primeiramente, é importante saber que existem diferentes maneiras de realizar esse procedimento. Falando mais precisamente, são três planos de dobras:

  1. O primeiro é conhecido como plano horizontal. Ele constitui principalmente dobras que são de primeira ordem. Além disso, essas são as dobras que são realizadas em um plano horizontal, conseguindo proporcionar assim um movimento vestíbulo-lingual ou palatino do fio;
  2. Já o segundo é o plano vertical. Constituído pelas dobras de segunda ordem, elas são agora realizadas em um plano vertical e promovem um movimento cérvico-incisal ou oclusal do fio.
  3. O último plano das dobras é o que proporciona uma torção do fio, mais conhecido também como torque. Esse torque é quem permite com que a coroa para vestibular tenha uma inclinação. Dessa forma, uma inclinação da raiz para lingual/palatino também ocorre.

Como as Dobras e Alças Agem?

As dobras e alças ortodônticas agem nos dentes dos pacientes por meio de dobras que acontecem nos fios ortodônticos.

Além disso, para que o procedimento esteja completa, há também segmentos de fios que irão formar desenhos específicos, dependendo do caso. Eles podem ser das seguintes formas:

  • Alça em T;
  • Alças em L;
  • Formato de alça em U;
  • Alça de Retração;
  • Alça em Box (caixa).

As alças são então as responsáveis por proporcionar um aumento da quantidade de fio do aparelho que está entre a distância existente entre um braquete e outro.

Dessa forma, essa envolve uma das principais vantagens do seu uso, uma vez que consegue então aumentar a flexibilidade na liberação de força no momento de movimentação ortodôntica.

Importância das Dobras e Alças

Por mais que alguns profissionais da área não acreditem mais nessa técnica que envolve dobras nos fios ortodônticos, elas são sim necessárias.

Uma boa justificativa para isso é com relação à técnica do arco reto. Também conhecida pelo nome de Straight-Wire, ela envolve apenas um fio elástico que é inserido e substituído mensalmente.

Dessa forma, isso acaba trazendo desvantagens, uma vez que não consegue fazer um tratamento exclusivo e completo por não permitir ajustes de acordo com:

  • Morfologia esquelética individual
  • Dentição
  • Idade, gênero e desejos particulares do paciente

Além disso, se de fato esses ajustes específicos não fossem necessários, todo e qualquer tratamento ortodôntico deveria ter o mesmo resultado, o que não acontece.

Mais do que isso, envolve também uma boa experiência do paciente no consultório, permitindo que este tenha um bom atendimento e saia satisfeito com seu tratamento.

Cada paciente precisa sim de tratamentos diferenciados e que atenda suas necessidades, tanto pessoas quanto as que o dentista identifica, e as dobras e alças irão proporcionar isso.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.