Saiba quando acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde

O câncer é uma doença complicada e dolorosa. Seus tratamentos costumam ter efeitos severos! Para chamar atenção para essa patologia, foi criado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Sabemos que ele pode se desenvolver em diversas áreas do corpo, inclusive na boca. Assim, o Dia Mundial de Combate ao Câncer também tem importância para a odontologia.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data que promove a conscientização sobre os riscos e importância do diagnóstico precoce do câncer. Incluindo também o câncer bucal.

Quando acontece o dia mundial de combate ao câncer?

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa maneira, o Dia Mundial Contra o Câncer acontece em 31 de maio.

No mesmo dia ocorre também o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Essas duas datas têm como objetivo alertar o população sobre os riscos do câncer.

Além disso, também divulgam a importância de um diagnóstico precoce no combate ao câncer de boca. A luta contra o câncer bucal é muito relevante também no Brasil.

Isso porque, segundo estatísticas elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer, só em 2018 houveram 14.700 novos casos diagnosticados.

É por isso que, em uma iniciativa do Ministério da Saúde, ocorre a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, entre os dias 05 e 09 de novembro.

Características do Câncer Bucal

Entre as principais causas de um câncer na boca, podemos citar o tabagismo. Isso porque a fumaça nociva entra em nosso corpo diretamente pela boca.

Outras possíveis causas que podem estar associadas a esse desenvolvimento são a má higiene bucal, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a falta de vitamina C na dieta.

Os sintomas comuns dessa doença são:

  • O aparecimento de ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca. É importante prestar atenção principalmente em feridas que sangram com facilidade e não parecem melhorar;
  • Desenvolvimento de caroço ou inchaço na bochecha;
  • Dificuldade para mastigar ou engolir;
  • Aparecimento de manchas brancas ou avermelhas na região da gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
  • Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
  • Dor sem razão aparente;
  • Sensação de ter algo preso na garganta;
  • Alterações na fala.

Ainda, são 4 os possíveis tipos de câncer na boca. O carcinoma de células escamosas é o mais comum deles e tem início em formas primitivas de células escamosas, que normalmente formam o revestimento da boca e da garganta

O carcinoma verrucoso é um dos mais raros e pode se espalhar por outras áreas do corpo. O carcinoma de glândulas salivares pode se desenvolver nas glândulas da mucosa oral ou perto da garganta.

Já os linfomas se iniciam nas regiões das amígdalas e base da língua.

Em geral, o câncer de boca é tratado através da realização de um procedimento cirúrgico. Posteriormente, o paciente passa por tratamentos com radio ou quimioterapia.

Uma vez que o principal meio de prevenção é a realização de exames de rotina periódicos com profissionais qualificados, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa notável para lembrar o paciente da importância desse diagnóstico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!