Desvio da linha média pode prejudicar a simetria do rosto

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba o que o desvio da linha média dentária, suas causas e o tratamento mais indicado

Apesar de ser relativamente rara, a perfeita simetria é considerada um parâmetro relevante na estética facial. O mesmo é válido para os dentes. Isto é, possuí-los de forma simétrica e alinhada ao eixo do rosto, o torna mais estético e harmônico, exatamente o que não ocorre quando se tem um desvio da linha média.

Possuir um sorriso harmônico e bonito não depende apenas da cor dos dentes, mas também da posição em que eles se posicionam dentro da boca. Apesar de aparentarem um perfeito alinhamento, uma boa mordida e um excelente espaço entre eles, se os seus dentes possuírem um desvio da linha média, sua aparência pode ser comprometida.

Linha média facial é uma linha vertical imaginária que divide nossa face ao meio. Outra linha pode ser traçada entre os dois incisivos centrais, caracterizando o centro da arcada dentária. Se essas duas linhas não estiverem alinhadas, há um desvio da linha média dentária. Portanto, há um desvio dos arcos dentários em relação ao eixo da face.

O desvio da linha média pode causar a percepção de um sorriso torto e assimétrico e, dependendo do nível, pode ser motivo de grande incômodo estético ao paciente. Dessa forma, é importante que a linha média dentária e da face estejam devidamente alinhadas.

O Que Causa o Desvio da Linha Média Dentária?

Podem existir diversas causas por trás da linha média desviada. Portanto, conferia a seguir os possíveis fatores para esse problema:

  • Perda de um dos dentes que causa o deslocamento dos vizinhos para o novo espaço resultante da extração;
  • Mal posicionamento dos dentes, como no caso do canino “encavalado” – posicionado mais para o alto e fora da arcada dentária – de forma que não ocupa todo seu espaço na arcada e resulta no deslocamento dos vizinhos;
  • Falta de espaço para o irrompimento de um dente e seu consequente nascimento fora da posição correta resulta na desestabilização dos outros dentes

Desvio na Linha Inferior

Além do comum desvio da linha mádia dentária, ou seja, quando a linha entre os incisivos não estão alinhadas à linha média da face, é possível que ocorra ainda alterações na linha média inferior.

Dessa forma, há um desvio nos ossos da face, isto é, na maxila e mandíbula.

Apesar da linha que traça os incisivos centrais superior ao meio estar alinhada à linha média da face, uma terceira linha que traça os incisivo centrais inferiores está desviada do restante.

Do contrário, se há um boa relação entre os dois arcos dentários, as linhas dos incisivos costumam ficar perfeitamente alinhadas.

O problema pode estar relacionado a uma alteração esquelética. Isto é, os dentes estão bem posicionados nos ossos, mas os ossos não estão bem posicionados entre si.

Casos como esse podem ser tratados por meio da ortopedia, tornando-se mais difíceis do que casos onde há apenas alterações de posição dentária.

Correção e Tratamento

O tratamento para a correção do desvio na linha média – quando este relacionado apenas à alterações de posição dentária – se dá por meio ortodôntico.

Dessa forma, o ortodontista analisará o problema específico de cada paciente e desenvolverá um planejamento diferente para cada caso. O planejamento escolhido se baseia diretamente na causa do desvio.

Portanto, se você sofre com um desvio da linha média, o primeiro passo é procurar um ortodontista de sua confiança e agendar uma consulta. Afinal, apenas o tratamento especializado será capaz de corrigir o problema.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.