Sorriso torto ou assimétrico: charme ou problema odontológico?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alcançar o sorriso perfeito está nos detalhes: da posição dos dentes a posição dos lábios

Fora a dor de dente e os traumas dentários, a busca pelo sorriso perfeito é uma das razões que mais levam pacientes ao consultório do dentista. Porém, podem surgir diversos obstáculos nessa jornada, como dentes amarelos, gengivas retraídas e até mesmo o sorriso torto.

Nesse artigo vamos focar no sorriso torto. O que é um sorriso torto? Quais os tratamentos? Confira todos os detalhes aqui!

É chamado “sorriso torto” quando o paciente apresenta dentes desalinhados ou com uma assimetria nos lábios. Ambos os problemas podem ser tratados através da odontologia, na maioria dos casos sem intervenção cirúrgica.

Dentes desalinhados

Você sente que seu sorriso não está alinhado? Bem, é uma possibilidade real! Você pode usar a linha média para identificar se esse é o problema do seu sorriso.

Como identificar a linha média

Fique de frente ao espelho e sorria. Imagine uma linha vertical que passa entre os incisivos centrais (os famosos “dentes da frente”. Essa linha invisível deve coincidir com uma dessas outras linhas ou pontos:

  • A linha média facial,
  • Com o filtro labial,
  • Com o centro da boca.

Se a linha média dentária se enquadrar em uma dessas circunstâncias, é possível dizer que o sorriso está esteticamente alinhado.

Caso você não consiga fazer essa análise sozinho, aproveite para questionar seu dentista sobre isso na sua próxima consulta!

E tem problema ser desalinhado?

Infelizmente, sim. Quando falamos na posição dos dentes na boca, até o menor desalinho pode resultar em problemas de mastigação, fala ou desenvolvimento de doenças no futuro.

Por isso, se você suspeita ter o sorriso desalinhado, procure um ortodontista !

Como é feito o tratamento?

Quando o assunto são dentes desalinhados, o tratamento pode variar de acordo com a causa do desvio. Por isso, procure um ortodontista para avaliação completa e exames necessários.

Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de aparelhos, fixos ou móveis. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais fácil será para realinhar seus dentes!

Sorriso assimétrico

Outro tipo de sorriso torto é o sorriso assimétrico. Ele pode ser notado quando a pessoa sorri e o lábio não se curva de forma igual. Desse modo, um lado mostra mais dos dentes do que o outro, deixando os lábios tortos.

Isso pode acontecer tanto no lábio superior quanto no inferior.

Para identificar a simetria do sorriso, você deve imaginar uma linha vertical imaginária no centro dos seus lábios enquanto sorri. Desse modo, identifique se um lado está diferente do outro.

É importante lembrar de que o rosto humano não é perfeitamente simétrico. Portanto, pequenas alterações, pouco perceptíveis, não necessitam de intervenção!

Qual o tratamento?

Procure um dentista especializado em odontologia estética. Assim, você e o profissional vão identificar o grau da assimetria e o melhor tratamento.

Normalmente, o tratamento é feito com Botox. A Toxina Botulínica é aplicada na região afetada e os resultados costumam aparecer na primeira aplicação.

Agora que você sabe como identificar e o tratamento para sorriso torto, não hesite em procurar por um dentista! O sorriso perfeito é possível sim – e quando vem acompanhado de uma boa saúde bucal, é melhor ainda.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.