Dentística restauradora é uma saída para recuperar o sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cada atuação da odontologia recebe um nome para que seja mais fácil identificar problemas, necessidades e tratamentos

Quando perdemos um dente, nosso sorriso e as funções bucais são comprometidas. É incrível a diferença que um dente pode fazer na boca. Por isso, a dentística restauradora foi criada.

Devido a sua importância na odontologia, esse artigo será todo dedicado à dentística restauradora. O que é? Quais são as suas funções? Quando é utilizada? Confira!

Dentística restauradora é o termo usado para designar as técnicas de substituição de dentes faltantes ou danificados, além dos procedimentos em dentes cariados.  O objetivo dos tratamentos é reestruturar o sorriso, prevenindo, também, futuros problemas de saúde bucal.

O que é feito na dentística restauradora?

A odontologia restauradora é responsável por uma série de procedimentos. Desse modo, eles vão das restaurações em dentes cariados até o implante de próteses fixas.

Para que você entenda melhor os tratamentos, reunimos um resumo dos mais usados nos consultórios.

  • Restaurações – a restauração dentária é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou uma cárie. Ela permite que o dente ganhe de volta a sua forma natural, a sua função, seu alinhamento e a sua estética. Ela pode ser realizada em pequenos pontos de cárie ou em danos maiores. A restauração dental é simples e rápida. O valor da restauração vai depender do local onde o paciente irá fazer o procedimento e qual material será usado. No entanto, os preços variam de R$100 a R$300.
  • Coroa dentária – a coroa dentária é uma peça que substitui toda a coroa natural do dente ou apenas uma parte danificada dele. Em alguns casos também é colocada sobre um implante para dar um formato mais natural. Pode ser feita de ouro, ligas metálicas, acrílico, porcelana. A diferença para o uso dos materiais é sua resistência e compatibilidade com a cor natural dos dentes do paciente. A coroa dental é colocada acima da linha da gengiva e cimentada sobre um pino ou no resto de um dente.
  • Implante dentário – o implante dentário é constituído de duas partes: um pino fabricado em titânio, em formato semelhante a um parafuso, que é fixado ao osso maxilar ou mandibular, e um dente falso, muito similar a uma coroa dentária. Os implantes podem ser fixados em pacientes que têm ou não uma boa condição óssea. Nesse segundo caso, o tratamento é um pouco mais complexo e envolve outros procedimentos odontológicos.

Dentística restauradora: estética ou necessidade?

O dentista restaurador é um profissional que vai pensar nas duas vias: a estética do sorriso e a necessidade do paciente. Por isso, essa área abrange os dois objetivos!

A maioria dos procedimentos restauradores se iniciam por questões de necessidade – como um problema com a cárie, por exemplo. No entanto, quando o tratamento é planejado, a estética do sorriso é um dos principais pontos levados em conta.

Agora você conhece tudo sobre a dentística restauradora! Que tal conversar com o seu dentista sobre o tema na próxima consulta de rotina?

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.