Dentes de Hutchinson são sinal de sífilis congênita

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sífilis congênita provoca alterações no formato e no tamanho dos dentes

Algumas doenças transmissíveis podem ter consequências diretas na nossa saúde bucal, como é o caso da relação entre a sífilis e os dentes de Hutchinson.

Afinal, você conhece os dentes de Hutchinson e sua causa?

Dentes de Hutchinson apresentam formas diferenciadas e indicam a presença da forma congênita da sífilis no organismo. Eles receberam esse nome por terem sido descritos a primeira vez pelo médico inglês Jonathan Hutchinson (1829-1913).

O que é sífilis congênita?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela ação de uma bactéria que recebe o nome de Treponema Pallidum.

A sífilis congênita é a forma da sífilis que passa da mãe para o filho ainda durante a gestação. Dessa maneira, a bactéria causadora da doença pode ser transmitida pela placenta ou ao longo do processo de parto.

O problema é agravado porque a mulher grávida que contrai a sífilis durante a gestação não pode realizar o tratamento adequado para a doença.

Assim, o bebê pode passar por dificuldades, como parto prematuro, má formação fetal, problemas neurológicos e outros. Além disso, outra manifestação comum para o problema recebe o nome de tríade de Hutchinson.

Sua presença é mais comum na forma tardia da sífilis congênita, que ocorre após os dois anos de idade. Em geral, a tríade conta com o desenvolvimento do dente de Hutchinson, além da ceratite interstical e dos estigmas da sífilis.

A ceratite interstical afeta as córneas dos olhos, deixando elas opacas e, consequentemente, provocando cegueira. Ainda, afeta um nervo craniano, podendo levar também à surdez.

Já os estigmas da sífilis incluem problemas referentes ao maxilar, à mandíbula, ao palato oral e ao nariz.

Características dos dentes de Hutchinson

Os dentes da sífilis são uma das possíveis consequências para a sífilis congênita.

Normalmente, eles não se desenvolvem na dentição decídua, ou seja, não se manifestam nos dentes de leite da criança, aparecendo apenas com a formação da arcada permanente.

Isso significa que sua formação ocorre entre os seis ou sete anos de idade. Uma das principais características do dente de Hutchinson é o seu formato e tamanho.

Dessa maneira, ele é menor que os dentes apresentados em dentições comuns. Na maioria dos casos, os dentes afetados são os incisivos e os molares.

Os dentes incisivos são os frontais, responsáveis por manter o equilíbrio da arcada dentária. Eles contam com função muito importante no exercício da mastigação, por terem o primeiro contato com o alimento.

Já os dentes molares são os dentes localizados na parte posterior da mandíbula. Sua função está diretamente relacionada aos atos de triturar e moer os alimentos.

Nos casos de crianças que passam pela tríade de Hutchinson, os incisivos se desenvolvem em formato que lembra uma chave de fenda.

Os dentes molares também podem apresentar um formato diferenciado, contando com um formato que lembra uma amora.

Dese modo, eles apresentam diversas protuberâncias irregulares ao longo de sua estrutura, com uma coroa dentária também diminuída.

Além disso, outra característica dos dentes de Hutchinson é o maior espaçamento entre os elementos da arcada dentária e a presença de sulcos em seu interior.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.