Dente é osso? Tire todas as suas dúvidas sobre esse tema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a resposta para a pergunta: dente é osso?

Por serem resistentes e terem a coloração esbranquiçada, muitas pessoas acreditam que os dentes são algum tipo de osso. Mas será mesmo que o dente é osso?

Um outro motivo para acharem isso, é que o dente é composto por cálcio, assim como o osso. Mas, afinal, o dente é osso?

Dente é osso? A resposta é não. A estrutura, composição, estética e função do dente e do osso são muito diferentes. Por isso, eles são tratados como dois temas distintos.

Neste artigo vamos tirar todas as suas curiosidades e dúvidas sobre o dente não ser um tipo de osso. Vamos começar?

Por que o dente não é osso?

Será que o dente é um tipo de osso? Como já vimos, a resposta para essa pergunta é não! Inclusive, muitos são os motivos para considerar que o dente não é osso.

As semelhanças do dente e do osso é que ambos são compostos de cálcio, são resistentes e são brancos. No entanto, as diferenças são mais notáveis.

A composição dos dois é diferente. O dente é formado por cálcio, fósforo e muitos outros minerais. Enquanto isso, os ossos também são compostos por esses minerais, mas o colágeno também faz parte da composição.

Ou seja, o colágeno é uma proteína que existe nos ossos e não nos dentes. A importância do colágeno é que ele promove a flexibilidade do osso.

Os dentes não são nem um pouco flexíveis, pelo contrário, eles são extremamente rígidos. Outra diferença é que os ossos conseguem se regenerar, enquanto os dentes não. Mas, por que isso?

Os ossos conseguem se regenerar por serem formados por tecidos vivos que contém os osteoblastos. Os osteoblastos são células responsáveis pela regeneração.

Já os dentes são formados por tecidos calcificados. Ou seja, formados pela dentina coberta de esmalte dentário. E os tecidos calcificados não têm a capacidade de regeneração.

Entre as distinções também notamos que em nossos ossos há produção de células sanguíneas. Os dentes já não apresentam essa característica. Além disso, o dente é visível e o osso não.

Agora que você já desmontou a ideia de que dentes são ossos, que tal entender um pouco mais sobre eles?

Conhecendo mais sobre a anatomia dos dentes

A anatomia dentária é dividida em:

  • Coroa: é a parte visível e superior do dente. O formato dita qual a função dos dentes. Por exemplo, os mais afiados servem para rasgar alimentos;
  • Linha de junção dentária e gengival: é o espaço onde os dentes se encontram e se alinham;
  • Raiz: é responsável por ligar o dente com o osso;
  • Polpa: é o local onde os vasos sanguíneos e nervos do dente passam dentro da boca;
  • Esmalte: é a camada externa que reveste e dá coloração ao dente. Ela é mineralizada e dura; e
  • Dentina: é a camada interna debaixo do esmalte.

Cuide da sua saúde!

Ambos os dentes e os ossos precisam de cuidados. Como vimos, ambos são formados por cálcio. Por isso, consuma bastante alimentos com o mineral. Alguns dos alimentos são:

  • Vegetais de cor verde escuro, como brócolis, espinafre e agrião;
  • Leite e derivados, como queijo e iogurte;
  • Peixes, como salmão, bacalhau e sardinha;
  • Cereais integrais; e
  • Soja.

Além disso, não esqueça de cuidar da saúde bucal. Assim, escove os dentes e a língua. Passe fio dental pelo menos uma vez ao dia e complete a limpeza com os enxaguantes bucais.

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “dente é osso?“, se cuide! Faça visitas regulares ao cirurgião-dentista de confiança e garante a saúde bucal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.