Dente morto precisa de diagnóstico e tratamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os perigos do dente morto para a saúde bucal

Muitas alterações bucais podem ser novidade para os pacientes. Isso porque grande parte dos problemas ainda são desconhecidos pela maioria dos pacientes. Por exemplo, você sabe que pode ter um dente morto?

Pode parecer impossível, mas você pode ter um dente morto. Isso acontece mesmo quando ele ainda está dentro da boca. Mas fique calmo! Há possibilidades de tratamentos depois do diagnóstico certeiro.

O dente morto é o resultado da perda da vitalidade pulpar. Assim, quando a polpa dentária perde o sistema de nervos e a irrigação sanguínea, ela perde a sua vitalidade. E isso causa a morte do dente.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o dente morto. Vamos começar?

Principais Sintomas do Dente Necrosado

Normalmente, os pacientes demoram para perceber que o dente está morto. Isso porque é difícil notar os primeiros sintomas.

Desse modo, os pacientes só percebem que o dente está morrendo depois que a estrutura de suporte vai perdendo a funcionalidade. Os principais sintomas nesse período são:

  • Dente necrosado;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dores; e
  • Inchaço.

O Que Causa o Dente Morto?

Algumas vezes, a estrutura interna dos dentes pode inflamar e até infeccionar. Algumas razões para a inflamação e infecção são: cárie, pulpite e traumas no tecido pulpar.

Além disso, não podemos esquecer que os bebês e crianças podem manifestar o dente de leite morto. Assim, é necessário ir a um dentista de confiança e fazer um tratamento.

Melhores Tratamentos para o Dente Morto

Quando o diagnóstico do dente morto é confirmado, os dentistas indicam o tratamento endodôntico. Eles realizam a recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Depois do tratamento, os profissionais podem sugerir a colocação de uma prótese. Ela é colocada com o auxílio de um pino ficado no interior da raiz.

Desse modo, o tratamento completa a recuperação da funcionalidade e estética do dente. Além disso, quando as dores do dente são fortes, os dentistas podem receitar antibióticos e anti-inflamatórios

Como Evitar a Morte do Dente?

Para evitar a mortificação pulpar, você precisa cuidar da sua higiene oral e ter cuidados com a sua saúde. Por isso, separamos algumas dicas para você seguir.

Escove os dentes depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Faça visitas regulares ao cirurgião-dentista para o acompanhamento da sua saúde bucal. Assim, a sua polpa dentária estará sempre perfeita e você evita o dente morto.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!