Dente de leite quebrado: você sabe o que fazer nessa situação?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dente de leite quebrado pode causar problemas nos dentes permanentes

A infância é um fase de muitas descobertas e de novas aventuras para os pequenos. Por isso, correr, pular e até mesmo levar alguns tombos são perfeitamente naturais nessa idade. Mas o que fazer quando as estripulias levam a traumas bucais, resultando num dente de leite quebrado?

Esse tipo de problema é mais habitual do que se imagina. Segundo alguns estudos, a porcentagem de crianças entre 3 e 5 anos de idade com o dente de leite quebrado varia de 14% a 36% no Brasil.

A maneira mais comum de uma criança ter seu dente de leite quebrado é por meio de um trauma. No entanto, outra forma silenciosa que pode comprometer o dente é a cárie dentária.

O dente quebrado pode apresentar apenas uma trinca, uma fratura pequena ou média ou ainda comprometer o elemento dental por completo, ocasionando em sua queda.

O que fazer quando o dente de leite quebra?

É frequente o pensamento de que apenas o dente permanente demanda cuidados, especialmente em casos de pancada. Mas isso não é verdade.

Dependendo da agressão, é possível que haja sequelas e complicações com o permanente, pois ainda está em período de desenvolvimento no interior da estrutura óssea.

Se o dente de leite é precocemente removido, por exemplo, consequentemente o próximo virá com problemas de erupção e de posicionamento na arcada.

Por isso, a principal recomendação é procurar o odontopediatra, que é o dentista especializado no tratamento odontológico infantil.

Apenas o profissional poderá avaliar a extensão do problema, que geralmente é analisado por meio de exames clínicos e radiográficos.

A seguir, preparamos um passo a passo exemplificando o que fazer quando o dente de leite quebra. Confira:

  1. Verifique se o trauma causou cortes e sangramentos na mucosa da criança. Se sim, lave com bastante água e pressione uma gaze no local para controlar o sangramento;
  2. Em caso de fratura pequena ou média, procure pelo pedaço perdido do dente e conserve-o em soro fisiológico ou leite para que o dentista possa reaproveitá-lo na restauração, se for possível;
  3. Se houver a queda completa do dente, não tente colocá-lo no lugar em hipótese alguma. Guarde-o em soro fisiológico ou leite;
  4. Procure manter a criança calma. Procure um odontopediatra com urgência, uma vez que alguns danos no dente decíduo podem ser invisíveis, como problemas na gengiva, fratura de raiz ou hemorragia interna.

Dente de leite quebrado tem conserto?

Sim! Dependendo do quadro, o dente quebrado pode ser consertado. Esse tratamento, inclusive, é importante para a saúde bucal, já que extrações precoces prejudicam o desenvolvimento natural dos dentes.

Confira os tratamentos possíveis:

  • Dente de leite lascado: o odontopediatra desgasta as bordas para deixá-las arredondadas em caso de lascas pequenas. Se a fratura for maior, é possível realizar uma restauração com resina;
  • Fratura com exposição pulpar: o profissional pode realizar uma pulpotomia, que é a remoção parcial da polpa, ou uma pulpectomia, a remoção total da polpa. Em seguida, faz a restauração com resina ou a colagem do fragmento;
  • Dente de leite quebrado na raiz: é preciso fazer o reposicionamento, a contenção ou a remoção do dente. Há a possibilidade de colocar uma prótese no local para tapá-lo até que o dente permanente nasça. Isso faz com que o desenvolvimento da mordida não seja afetado.

Seu filho está com um dente de leite quebrado? Podemos ajudar você a encontrar um profissional de confiança para fazer uma avaliação.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!