Dente furado: saiba quais as causas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A anormalidade bucal pode indicar que você sofre com uma cárie dentária

Você já notou a presença de um dente furado em sua boca? Ou até mesmo, ao conversar com outra pessoa, você já olhou para a cavidade bucal dela e percebeu a presença de dentes com buracos?

Bom, é essencial ficar atento ao problema. Fora a questão estática, o dente furado pode indicar problemas com a sua saúde bucal.

Dente furado, como é popularmente conhecido, é um forte indício de que o órgão dentário foi acometido por uma cárie – uma lesão estrutural causada por bactérias que afeta o dente.

Geralmente as pessoas utilizam o termo furo no dente uma vez que o buraco já está relativamente grande ou a lesão começa a provocar dor ou incômodo.

A cárie provoca uma perda mineral agressiva em nossa estrutura dentária, desencadeando a formação de buracos ou furos, como é denominado por muitos.

Existem diversas formas de manifestação dessa anomalia. O importante é saber que, caso não sejam tratadas, as cáries podem progredir, afetando outras regiões e ocasionando abcessos dentários.

Além disso, como qualquer outra anormalidade em nosso organismo, uma cárie apresenta uma série de sintomas, como:

  • Dor no ato da mastigação;
  • Hipersensibilidade dentária. Esse sintoma vale principalmente para alimentos frios, doces e quentes;
  • Maior probabilidade de ocorrer uma fratura ou rachadura dentária;
  • Sangramento e fortes dores na região afetada.

Outro problema bastante recorrente quando o paciente apresenta um dente furado é a halitose. O pequeno buraco torna a região mais suscetível ao acúmulo de detritos alimentícios.

Assim, a higienização acaba sendo dificultada. Com isso, o alimento retido por ali passa por processos químicos, catalisado pelas inúmeras bactérias encontradas em nossa boca. Isso pode trazer um odor fétido ao dente afetado.

Um Dente Furado tem tratamento?

Exceto em casos que a lesão já destruiu grande parte da estrutura dental, o dente furado e doendo possui tratamento.

Esses procedimentos variam bastante, dependendo do estágio da cárie. Quando ela está apenas no começo, o ideal é que o profissional realize uma limpeza dental profunda.

O paciente também pode colaborar, evitando uma dieta com alimentos muito doces e caprichando na hora de escovar os dentes e passar o fio.

Em estágios mais avançados, geralmente é realizada uma restauração. Assim, a parte danificada é retirada e substituída por algum material restaurador, como resina, por exemplo.

Quando o dente sofre de infecção pulpar, para salvá-lo por inteiro é necessário que o dentista efetue um tratamento de canal.

Como prevenir o Dente Furado

Assim como para qualquer anomalia bucal, para se prevenir contra dentes furados, o ideal é manter uma boa higiene bucal. Não deixe de visitar o dentista regularmente, o recomendado é a cada seis meses no mínimo.

Por isso, você deve escovar seus dentes assim que acordar, após todas as refeições e também antes de dormir. Complementando o processo, é importante utilizar o fio dental.

Caso julgue necessário, você ainda pode realizar bochechos com enxaguantes bucais. Eles limpam ainda mais a nossa cavidade bucal, prevenindo a aparição de um dente furado.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!