Descubra aqui como são as estruturas e a anatomia do seu dente
Por mais que seja pequeno quando comparado com outras partes do corpo humano, o dente talvez seja uma das estruturas mais importantes e valiosas que possuímos.
É com o dente que conseguimos realizar nossa alimentação e, consequentemente obter energia para realizar as mais diversas atividades presentes em nosso cotidiano.
O dente é uma estrutura localizada na boca que tem como características ser rígida, saliente e esbranquiçada. É originada no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados.
É responsável por cortar, prender e triturar os alimentos. Alternativamente, os dentes são utilizados por muitos animais como instrumentos de autodefesa ou de ataque. Em um ser humano adulto, o normal é que existam 32 dentes.
Anatomia dos dentes
A anatomia dos dentes é basicamente constituída por 3 partes, sendo elas a raiz, a coroa e o colo.
- Raiz – essa parte do dente fica presa aos osso do rosto, como o maxilar e a mandíbula. A raiz constitui geralmente dois terços do dente.
- Coroa – é a parte mais visível do dente. O formato da coroa é o que define a função dos dentes. Por exemplo, dentes mais afiados servem para cortar, enquanto os mais planos trituram os alimentos.
- Colo – essa parte fica localizada entre a raiz e a coroa do dente. Trata-se da linha de junção dos dentes e da gengiva. É uma área bastante sensível. Sem a escovação e uso adequado do fio dental, pode ocorrer a formação da placa e o tártaro, o que causa gengivite e outros males.
Estrutura do dente
A estrutura também é formada por 3 partes. Imagine realizar um corte vertical em um dente, as estruturas que você encontraria seriam:
- Esmalte – formado por sais de cálcio, o esmalte é o tecido mais rígido e mineralização do dente e de todo o corpo humano. É a camada mais externa da superfície dentária.
- Dentina – camada dentária situada abaixo do esmalte. É uma substância dura e sensível, contém sais de cálcio e envolve a polpa do dente.
- Polpa – é a parte central do dente formada por um tecido mole. É nessa região que se encontram o nervo e os vasos sanguíneos
Nossa boca possui dois arcos dentais, cada um com 16 dentes. Eles são distribuídos em quatro dentes incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares.
Como dito anteriormente, dependendo do seu formato, é atribuída uma função para cada tipo de dente:
- Incisivos – dentes frontais e afiados que cortam os alimentos.
- Caninos – também chamados de presas, são dentes pontiagudos que rasgam e perfuram os alimentos.
- Pré-molares – esse dente possui duas pontas ou como são chamadas, cúspides. Elas possuem a função de esmagar e moer os alimentos.
- Molares – esse dente também possui a função de esmagar e moer os alimentos, mas tem um número maior cúspides na superfície da mordida.
A boca é uma parte pequena de nossa anatomia geral, porém está repleta de dentes. Cada dente realiza sua função, e todos eles trabalham juntos para ajudá-lo a comer, beber, falar e ter um sorriso bonito.