Ferramenta otimiza o trabalho do cirurgião-dentista
Em um consultório odontológico, diversas ferramentas auxiliam o profissional a realizar seu trabalho com precisão. Uma delas é o delineador odontológico.
Você conhece as funções e as técnicas utilizadas pelos profissionais em um delineador odontológico?
Delineador odontológico é um instrumento utilizado em consultórios odontológicos durante o planejamento de uma prótese parcial removível. Ele também pode receber o nome de paralelômetro.
Função do delineador odontológico
Esse instrumento tem como função ajudar o profissional a determinar o paralelismo. Ou seja, a correspondência entre as superfícies dos dentes ou outras partes do arco dental.
Desse modo, é possível elaborar com precisão biomecânica e científica o planejamento de uma prótese parcial removível (PPR).
Esse tipo de prótese dental é indicada para casos nos quais o paciente ainda possui boa parte dos dentes.
Assim, sua instalação é feita a base de conectores e grampos que garantem a segurança. Por isso, não é necessário o desgaste ou remoção dos dentes remanescentes.
De forma geral, os objetivos dos delineadores odontológicos são:
- Ajudar a determinar o eixo de inserção e remoção adequado da prótese dentária;
- Verificar o posicionamento adequado dos constituintes da prótese;
- Facilitar a análise do contorno dos tecidos moles e duros. Isso evita a ocorrência de lesões;
- Realizar uma representação gráfica do equador protético;
- Localizar interferências;
- Equilibrar retenções;
- Realização de planos guias.
Componentes de um delineador odontológico
Um delineador utilizado em odontologia é composto de:
- Base do delineador;
- Mesa porta-modelos;
- Base da platina;
- Junta universal;
- Haste vertical fixa;
- Haste horizontal;
- Haste vertical móvel;
- Mandril Suporte de caneta:
- Pontas analisadoras;
- Ponta protetora do grafite ;
- Pontas calibradoras;
- Pontas recortadoras (facas para recorte).
Técnicas utilizadas com o delineador odontológico
As três diferentes técnicas podem ser utilizadas no momento de determinar o eixo de isenção de delineadores.
- Método de Roach: esse método é o utilizado com mais frequência pelos dentistas nos consultórios odontológicos. Assim, a técnica também é conhecida como “três pontos”. Isso porque ela é baseada na formação de um plano a partir de três pontos. Esses pontos são marcados sobre o próprio modelo. Desse modo, a trajetória de inserção formada é perpendicular ao plano criado. Além disso, em casos em que existe a ausência de um dos dentes, ele é substituído por um rolete de cera.
- Método das Bissetrizes: esse método também recebe o nome de técnica de Roth. Ele consiste em traçar, na base do modelo, linhas paralelas ao longo do eixo dos dentes suporte, tendo como resultado as bissetrizes dessas linhas. Dessa maneira, ele se destaca pela dificuldade envolvida em sua realização. Além disso, o método leva em consideração uma série de questões, como o grau de inclinação dos longos eixos dos dentes suporte.
- Método Seletivo de Applegate: conhecido por ser o método com maior base científica entre os três citados, ele também recebe o nome de “métodos das tentativas”. Dessa maneira, ele se baseia nos requisitos do plano guia, equilíbrio das retenções, trajetória de inserção com poucas interferências e estética.
Os dentistas podem escolher os métodos que se adequam melhor a cada caso de acordo com o uso do delineador odontológico.