Deglutição pode ser afetada por alterações bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Diferentes tipos de deglutição são causados por alterações odontológicas

Comer é um grande prazer para muitos. Contudo, essa atitude não é apenas uma forma de satisfação, sendo essencial para vida, que só é possível graças a realização de movimentos como a mastigação e a deglutição.

Entenda como o movimento da deglutição pode ser prejudicado por alterações na saúde oral.

Deglutição é uma das funções vitais para nossa sobrevivência. Ela consiste no ato de engolir alimentos, transportando os alimentos até o estômago, onde acontece a absorção de nutrientes essenciais para nossa vida.

Características da Deglutição

Basicamente, a deglutição é caracterizada por uma série de movimentos desde a língua até a boca do estômago.

A pressão exercida por esses movimentos faz com que o bolo alimentar se dirija até o estômago. Por ser muito importante para o organismo humano, esse movimento é automático e é realizado desde o período fetal.

Relação entre Deglutição e Odontologia

Deglutição e odontologia estão diretamente conectados. Isso porque o processo tem início na cavidade bucal.

Desse modo, algumas alterações nessa localidade podem também acarretar mudanças para o movimento, provocando uma deglutição errada.

Entre os tipos de deglutição que se diferenciam da comum, podemos citar a deglutição atípica e a adaptada.

Deglutição atípica

A deglutição atípica consiste em uma alteração na movimentação da língua e de outros músculos da boca. Essa alteração acontecem enquanto elas realizam o ato de engolir alimentos.

O problema desse tipo de deglutição é que a a língua não fica posicionada na papila palatina. Ao contrário, ela se encontra atrás dos dentes incisivos superiores, colocando-se entre os arcos dentários durante o movimento de engolir.

É importante ressaltar que o desenvolvimento dessa alteração pode estar relacionado com o momento da amamentação. Se a criança for mantida na posição horizontal durante a alimentação, os músculos da boca são mal estimulados e os ossos e músculos desenvolvidos de maneira inadequada.

Além disso, outros possíveis motivos para essa alteração são a macroglossia, anquiloglossia e o uso excessivo de chupetas.

Entre as consequências negativas do mal posicionamento da língua e a pressão exercida por ela na arcada dentária, podemos citar o desenvolvimento de má oclusão e o desalinhamento dos dentes.

Dessa maneira, o tratamento dessa disfunção é realizado pelo dentista, principalmente aquele que é especializado em de ortodontia miofuncional.

Deglutição adaptada

Esse tipo de disfunção surge como consequência da má oclusão dentária, mordida cruzada, mordida aberta, ou da respiração oral.

Desse modo, a língua acaba se adaptando à característica bucal e facial de cada pessoa, gerando problemas para o processo de deglutição. Em geral, a correção desse processo é difícil.

Para isso, é preciso do apoio de uma equipe multidisciplinar, contando com profissionais da odontologia e profissionais da fonoaudiologia.

A relação entre a odontologia e o processo de deglutição se estende para pessoas da terceira idade também.

Isso porque os problemas odontológicos mais comuns à essa idade alteram a realização desse movimento. Por isso, é importante o acompanhamento de profissionais especializados na área da odontogeriatria.

Eles vão administrar de forma correta os casos de perdas de dentes e utilização de prótese dentária, que comumente são os responsáveis por alterações na mastigação e na deglutição.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!