Curativo no dente é usado em diferentes situações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O curativo no dente se assemelha com uma restauração dentária, mas com uma diferença, ele possui um tempo de validade

Quando um dentista inicia um tratamento odontológico, nem sempre ele conseguirá finalizá-lo no mesmo dia. Há situações em que o paciente deverá retornar num outro momento. E se o elemento dental estiver aberto, será preciso colocar um curativo no dente.

O curativo no dente pode ser comparado a uma restauração dentária, mas que funciona de uma maneira um pouco diferente. Eles se diferenciam na validade do produto – o curativo é apenas temporário.

Curativo no dente é um material utilizado para tapar cavidades que precisarão ser reabertas depois. Como dissemos, sua durabilidade é curta, então o paciente não deve ficar com ele por um longo período, somente o que for determinado pelo dentista.

Motivos para colocar o curativo

Intervalo de procedimentos

Durante uma obturação de cárie ou um tratamento de canal que foi complexo. Se o dentista não conseguir terminar o procedimento no mesmo dia ou for preciso esperar alguns instantes para prosseguir, ele pode colocar o curativo para proteger a cavidade.

Quando a restauração cai

Pode acontecer da restauração dentária cair por completo ou até mesmo quebrar. Assim, em alguns casos, ele pode ter que fazer uma análise da situação para ver o motivo de ter caído.

Por isso, ele coloca o selante provisório para analisar melhor a ocorrência e, posteriormente, restaurar o dente novamente.

Função do curativo

O objetivo do curativo nos dentes é não deixar que a cavidade aberta seja contaminada pelos restos de alimentos e pela placa bacteriana, porque podem inflamar o local e trazer problemas para o paciente, comprometendo a efetividade do tratamento.

Tempo do curativo

O curativo tem um tempo de validade relativamente curto. É aconselhado que o paciente fique com ele de 15 a, no máximo, 30 dias.

Na maioria dos casos, o dentista coloca um selante dental à base de óxido de zinco e eugenol.

Dependendo da dimensão do buraco, se o dentista perceber que uma infecção pode se instalar facilmente, ele pode colocar um antisséptico antes de tapá-lo.

Dor no curativo

Se você estiver sentindo dor no local, procure imediatamente seu dentista. Um novo curativo deverá ser feito, especialmente se for para tratamento de canal, porque contém medicamentos.

Fora isso, se você sentir um gosto ruim na boca, provavelmente o curativo não foi selado corretamente, possibilitando uma infiltração. Portanto, relate ao seu dentista para que ele possa sanar o problema.

Recomendações para quem tem curativo dental

  • Evite mastigar em cima do dente com a bandagem, principalmente durante o primeiro dia, porque o material ainda não está firmemente fixado;
  • Realize a higiene bucal como de costume, sem se esquecer de passar o fio dental, já que ele permite alcançar as minudencias interdentais;
  • Não remova o curativo. Você pode infeccionar a área ou lascar o dente. Está sentindo algum desconforto? Fale com seu dentista!

Ao final do tempo estipulado pelo dentista, não se esqueça de retornar ao consultório odontológico para que o processo que envolveu o curativo no dente seja finalizado.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.