Creme dental para dentes sensíveis funciona? Confira os melhores!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Primeiro passo para tratar a sensibilidade é consultando um dentista

Já sentiu aquela dorzinha aguda nos dentes após tomar uma água bem gelada ou um cafezinho quente? Essa pode ser uma sensação familiar para milhares de pessoas, e a solução mais comum para esse problema é o creme dental para dentes sensíveis. Mas será que funciona mesmo?

Apesar de comum, a depender do grau, nem sempre a sensibilidade dentária pode ser considerada normal. Nesse contexto, o uso do creme dental para dentes sensíveis pode ajudar a resolver o problema, mas a consulta odontológica é essencial para investigar o caso.

O creme dental para dentes sensíveis é um produto formulado especialmente para neutralizar a hipersensibilidade dos dentes. Para isso, sua formulação conta com agentes químicos que se depositam na entrada dos canalículos dentários, inibindo a dor.

Quais são as causas da sensibilidade dentinária?

A sensibilidade nos dentes é uma condição que, geralmente, se desenvolve com o decorrer do tempo.

Essa sensibilidade decorre do desgaste do esmalte do dente e da exposição da dentina, parte interna do elemento dental. Quando a dentina fica exposta, é habitual ficar com os dentes sensíveis, pois os nervos do centro do dente são ativados com mais facilidade.

As principais causas relacionadas à sensibilidade são:

  • Bruxismo;
  • Força demasiada na escovação;
  • Refluxo gastroesofágico (que aumenta a acidez da boca);
  • Consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas;
  • Uso de creme dental muito abrasivo;
  • Gengivite;
  • Retração gengival.

O que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?

Mas, para quem sofre com esse problema, a pergunta que fica é: o que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?

Como dissemos, a pasta para dentes sensíveis pode ser uma solução muito rápida, mas a causa para a condição pode variar, demandando a investigação de um dentista.

Por exemplo, se a origem da sensibilidade for uma doença periodontal como a gengivite, o problema jamais será resolvido sem o devido tratamento odontológico.

Portanto, o primeiro passo para se livrar do problema é consultando um profissional. O dentista irá fazer o diagnóstico e instruir o paciente da melhor forma sobre como cuidar de dentes sensíveis.

Qual o melhor creme dental para dentes sensíveis?

Depois do diagnóstico e da indicação do tratamento correto, o creme dental para dentes sensíveis pode ser usado com um complemento.

Dentre as marcas de produtos de higiene bucal mais conhecidas e respeitadas do mercado, algumas possuem cremes dentais específicos para tratar a sensibilidade dentária.

Para saber qual o melhor creme dental para dentes sensíveis, na verdade, é preciso experimentar e ver qual se adapta melhor às suas necessidades, já que cada corpo funciona de uma maneira diferente.

São boas opções:

  1. Colgate Sensitive Pro Alívio Reparação Completa: oferece alívio imediato para dentes sensíveis;
  2. Oral-B Pro-Saúde Sensi-Alívio: protege contra erosão de esmalte e sensibilidade;
  3. Sensodyne Rápido Alívio: promete alívio rápido e proteção duradoura contra a sensibilidade.

Vale lembrar que até mesmo a escolha do creme dental para dentes sensíveis deve ser mediada pelo dentista, pois ele saberá a razão do problema e poderá indicar a que mais se encaixa ao seu caso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!