Veja como o creme dental clareador promove um sorriso saudável
Os dentes manchados incomodam bastante. Mas alguns procedimentos estéticos dentários são caros. Por isso, o creme dental clareador é bastante usado por pacientes como uma alternativa para clarear os dentes.
As manchas podem ser brancas ou amareladas e são causadas por cáries, fluorose, hipoplasia de esmalte ou falta de higiene bucal. Assim, o creme dental clareador é uma forma de contornar essas manchas. Lembre: as causas precisam ser tratadas com um dentista.
O creme dental clareador é uma substância com agentes químicos capazes de lixar o dente e, consequentemente, clarear o esmalte dentário. Ele é usado livremente, mas é preciso estar atento a recomendação diária do seu dentista de confiança.
Indicações para o creme dental clareador
A pasta de clareamento tem venda livre em farmácias e em supermercados, ou seja, ela é de fácil acesso.
Porém, é preciso ficar atento para não usar em excesso o creme clareador dental. Isso porque doses excessivas podem danificar a dentina. Assim, preste atenção na recomendação do seu dentista.
Ela é indicada principalmente para pessoas com mais de 25 anos com dentes naturais e saudáveis. Atenção: não é recomendado o uso do creme para pessoa com problemas dentais, como a sensibilidade dentária ou com retração gengival.
Quais são os benefícios da pasta de clareamento?
A pasta de dente clareadora é abrasiva, ou seja, ela age como um esfoliante. Com o poder de lixar a superfície do dente, ela consegue tirar pequenas manchas visíveis. Isso dá uma imagem de dente branco.
Ela é eficiente na hora de polir o dente e apresenta benefícios como um tratamento barato e simples. Os resultados podem até ser vistos depois de poucas aplicações, dependendo da pessoa.
Por outro lado, o creme não tem um poder de eliminar manchas profundas. As mais internas não são alcançadas.
Assim, se a pessoa quiser retirar por completo as manchas que incomodam, ela deve procurar o dentista. Juntos, eles irão buscar outro tratamento.
Tratamentos clareadores versus creme clareador
Já sabemos que o creme clareador não consegue combater as manchas mais profundas nos dentes. Apesar de ser mais barato e simples, se a pessoa quiser um procedimento mais profundo, ela precisará encontrar outro tratamento.
Ambos, paciente e dentista, irão escolher o melhor caminho a partir da condição financeira, e também do estado da saúde bucal.
Alguns tratamentos clareadores mais profundos e duráveis são: facetas de porcelana, facetas de resina, clareamento dental, lente de contato dental e clareamento a laser.
Quais são os cuidados complementares?
Além do uso da pasta de dente clareadora, é preciso que o paciente esteja com a sua higiene oral sempre em dia para ter um sorriso saudável.
A escovação deve ser com escovas de cerdas macias e com movimentos circulares e suaves. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é essencial.
Ele deve ser passado entre todos os dentes. Os enxaguantes bucais completam a limpeza bucal.
Além do uso do creme dental clareador e do cuidado com as etapas para manter uma saúde bucal, é necessário você visitar o seu dentista. Ao fazer visitas regulares, o profissional te aconselha e sugere o melhor tratamento.