Corticotomia alveolar pode acelerar tratamentos ortodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre a corticotomia alveolar e sua relação com o tratamento ortodôntico

Você já passou por algum tratamento ortodôntico? O processo não é muito agradável, mas pode ser extremamente necessário. E, buscando aumentar a eficácia desses tratamentos, profissionais vêm utilizando uma técnica chamada corticotomia alveolar.

Segundo os dentistas, a corticotomia alveolar pode reduzir drasticamente o tempo de duração de um tratamento ortodôntico, o que tende a entusiasmar os pacientes. Mas, afinal, em que consiste essa técnica?

Corticotomia alveolar é definida como uma intervenção cirúrgica limitada à porção cortical do osso alveolar que possui o objetivo de complementar o tratamento ortodôntico.

Implementação da Corticotomia Alveolar na Odontologia

A relação das corticotomias alveolares com odontologia já existe há bastante tempo. Entretanto, essa nunca foi a técnica preferida dos ortodontistas.

Porém, no decorrer da última década, a utilização do procedimento foi novamente sugerido como um fator potencializador. É importante ressaltar que o procedimento não é obrigatório e varia de acordo com a decisão do dentista.

Nesse período, as tentativas para se diminuir o tempo necessário para a movimentação dentária se dividiu em três categorias:

  1. Através da administração local de substâncias químicas;
  2. Estimulação mecânica ou física do osso alveolar;
  3. Intervenções cirúrgicas, como é o caso da corticotomia alveolar.

Assim, através de pesquisas e testes, especialistas estipularam que a realização de corticotomias poderia ser uma terapia auxiliar extremamente válida em tratamentos ortodônticos.

Apesar disso, os outros procedimentos não são descartados. Trata-se de uma questão de preferência, que varia de dentista para dentista.

Corticotomia Alveolar e o Tratamento Ortodôntico

A corticotomia consiste na realização de desgastes na cortical óssea, as quais podem ser realizadas tanto na superfície vestibular quanto na lingual, em uma ou em ambas as arcadas.

Após o trauma causado pela corticotomia ao tecido ósseo, ocorre uma remodelação estrutural para aumentar e acelerar o processo de reparo tecidual e recuperação funcional.

Em seguida, o tecido ósseo apresenta um estágio biológico chamando fenômeno aceleratório regional. Ele se caracteriza pelo aumento do metabolismo e diminuição da densidade, ambos transitórios e localizados.

Assim, estudos indicam que quando o metabolismo do osso alveolar se encontra aumentado, o movimento ortodôntico é acelerado.

Um pouco mais sobre o Tratamento Ortodôntico

O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária. Ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores.

Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição e também da fala.

A realização do tratamento se dá por diversas formas, sendo as mais comuns pelo uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis.

Os aparelhos têm o papel de alterar o crescimento mandibular e corrigir as falhas dentárias da mordida. Para isso, o tratamento é dividido em fases, sendo elas:

  1. Diagnóstico e planejamento;
  2. Instalação do aparelho;
  3. Alinhamento;
  4. Correção;
  5. Finalização;
  6. Contenção.

No decorrer do processo, o dentista pode observar se é válida a realização de uma corticotomia alveolar e sugerir a realização do procedimento ao paciente. Assim, é possível obter resultados com mais agilidade, sem perder a qualidade do serviço.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!