Corte na gengiva pode prejudicar a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um corte na gengiva pode desencadear outros problemas na boca

Manter uma higiene bucal adequada é essencial para aqueles que se preocupam com sua saúde. Mesmo assim, nossas bocas ainda correm alguns riscos. Um corte na gengiva, por exemplo, pode ser motivo de preocupação.

A gengiva, como os dentes e a língua, é uma região da boca que entra em contato com o mundo externo. Assim, não é impossível que algo, como uma força excessiva aplicada durante a escovação, cause um corte na gengiva.

Corte na gengiva pode ser provocado por motivos variados. Desde acidentes e traumas até a ingestão de alimentos mais sólidos que provoquem uma lesão. Se não for tratado da maneira correta, esse corte representa um risco à saúde bucal.

Isso porque, um corte na boca negligenciado propicia o acúmulo de bactérias. Essas bactérias provocam infecções e inflamações na boca que, por sua vez, causam doenças.

Como exemplo de possíveis complicações estão as cáries, gengivite, abscesso dentário e doenças periodontais.

O que fazer quando ocorre corte na gengiva?

Em geral, para curar uma gengiva cortada não são necessários procedimentos cirúrgicos ou dar pontos na região.

A área tende a se recuperar espontaneamente no decorrer de alguns dias. Nesse período, é indicado que não se faça bochechos nem se toque na ferida.

O sangramento advindo do corte pode ser estancado com um pedaço de gaze limpa. Desse modo, é possível pressionar a área para moderar o fluxo de sangue.

Quando devo procurar ajuda profissional?

O médico dentista deve ser consultado em casos de cortes profundas na região da gengiva.

O profissional pode prescrever medicações que acelerem a recuperação dos tecidos da boca. Em casos mais graves, pode realizar uma sutura para facilitar a cicatrização.

Se o sangramento não for interrompido espontaneamente, e o corte não cicatrizar, o problema pode ser maior. Doenças como hepatite e anemia geram dificuldades no processo de cicatrização.

Ainda, um sangramento excessivo na área gengival, provocado ou não por uma ferida na gengiva, pode também ser indicativo de um câncer na região da boca ou leucemia.

O responsável por realizar o diagnóstico inicial é o profissional da área da odontologia.

Feridas na gengiva após extração de dente

É comum que, após a extração de um dente, algumas feridas na região da gengiva sejam ocasionadas. Nesses casos, é importante que os cuidados com a recuperação sejam redobrados.

Entre as principais dicas estão: manter o repouso por 24 horas para não provocar sangramentos e evitar a ingestão de alimentos muito duros ou muito quentes.

Além disso, é possível fazer compressões para conter o sangramento, utilizar bolsas de gelo para conter inflamações e fazer bochechos com soluções salinas.

Desse modo, essas medidas, além de outras, ajudam a evitar e prevenir maiores problemas.

O que é a doença periodontal?

As doenças periodontais são ocasionadas por infecções e afetam a estrutura e o suporte ao redor dos dentes. A gengivite é uma das formas mais comuns de doença periodontal.

O que é uma gengivite?

Gengivite é uma inflamação na gengiva que provoca vermelhidão, sensibilidade e inchaço. Doenças como a gengivite, que tem como uma de suas causas a falta de higiene bucal adequada, fragilizam a gengiva.

Assim, se torna mais fácil a ocorrência de um corte na gengiva.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.