Corpo estranho em seio maxilar é perigoso para saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Podendo ter diferentes causas, o corpo estranho deve ser tratado com cautela

É difícil lidar com certos tipos de complicações, principalmente em locais como o seio maxilar. Desse modo, um corpo estranho em seio maxilar pode ser algo mais sério.

Preocupando alguns cirurgiões-dentistas, principalmente por ser raro, um corpo estranho em seio maxilar deve ser então tratado com muita cautela e cuidado.

Um corpo estranho em seio maxilar significa que algum corpo foi lançado para a cavidade bucal. Normalmente, seu aparecimento é resultante de injúrias penetrantes, que podem vir a ocorrer em traumas de alta energia cinética.

Como Pode Surgir um Corpo Estranho em Seio Maxilar?

Como já começamos a explicar anteriormente, esse corpo estranho que entra em contato com o seio maxilar costuma surgir a partir de certas injúrias e machucados.

Porém, há casos em que alguns objetos como projéteis por arma de fogo, pedaços de vidros, pedras e, até mesmo madeira, podem ser os responsáveis por essa entrada no organismo.

Além disso, eles podem ainda ser lançados para o interior do seio maxilar durante a execução de procedimentos odontológicos. Os mais comuns e que apresentam maiores riscos para esse caso envolvem:

  • Raízes de dentes;
  • Cemento dental;
  • Pasta de impressão;
  • Cones de guta percha;
  • Amálgama dental.

Porém, já existem técnicas muito eficazes e que apresentam ótimos resultados. Principalmente quando falamos então na resolução de problemas com relação a esses corpos estranhos.

Técnicas de Combate ao Corpo Estranho em Seio Maxilar

Uma das mais conhecidas e aplicadas é a técnica de Caldwell-Luc. Ela é indicada por ter diversas vantagens nesse tratamento, como exemplo, o fácil emprego, inspeção e tratamento das enfermidades.

Além disso, essa é a técnica que é utilizada para o tratamento de:

  1. Sinusite crônica em maxilar irreversível;
  2. Remoção de raízes dentárias e corpos estranhos;
  3. Excisão de pólipos antrocoanais, mucoceles, pioceles, tumores e cistos odontogênicos;
  4. Na preparação de fístulas oroantrais.

Na maioria os corpos são removidos com sucesso e não é apresentada a necessidade de tratamentos posteriores para o caso.

Existe também a técnica de Caldwell-Luc modificada, que consiste principalmente em fazer uma janela óssea na área em que está a parede anterior do seio maxilar.

Exames Para Tratar Esse Corpo Estranho?

Os exames que irão diagnosticar a origem do problema do paciente dependem muito da situação em que o acidente gerando tal complicação aconteceu.

Normalmente, é comum e básico, que os profissionais tratando o caso peçam um exame físico extraoral para observar problemas na região ferida.

Costumam solicitar também um exame intraoral, para verificar alguns aspectos mais característicos como a mucosa oral do paciente, se há alteração na cor, volume e até mesmo alguma presença de um novo machucado.

Ainda assim, os exames de imagem também são importantes, uma vez que a radiografia panorâmica, por exemplo, consegue identificar a presença dos possíveis corpos estranhos na área afetada do paciente.

Pode ser um pouco complicado tratar um corpo estranho em seio maxilar, principalmente pela sua raridade. Por isso, é imprescindível que os dentistas conheçam a doença e saibam como lidar com ela.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.