Consultório em sociedade é uma boa opção para dentistas?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com uma série de benefícios e malefícios, tudo irá depender de bons planejamentos

É comum que muitos dos cirurgiões-dentistas optem por não abrir uma clínica logo que se formam em odontologia. Por isso, um consultório em sociedade é uma boa alternativa.

Dessa forma, entender muito bem sobre como é o funcionamento de um consultório em sociedade, pode fazer com que seu negócio faça muito sucesso e prospere.

Um consultório em sociedade é nada mais do que encontrar outro profissional da área que também esteja querendo começar um negócio.

Seja um amigo íntimo ou não, o importante é organizar as ideias de cada um para que seja feito então em conjunto, funcionando como uma empresa.

Como Montar um Consultório em Sociedade?

É necessário entender que ter um consultório odontológico em sociedade não é tão simples quanto parece. É importante saber que há três tipos de regime que os sócios podem escolher:

  1. Simples nacional: permite o pagamento de impostos federais, municipais e estaduais em uma única guia, foi criado especialmente para pequenas empresas que faturam até 4,8 milhões no ano;
  2. Lucro real: cobrado através do lucro líquido da empresa, ou seja, os impostos podem aumentar ou diminuir ao longo do tempo. O negócio é obrigado a apresentar todos os registros do sistema financeiro, esse regime costuma ser utilizado por empresas multinacionais;
  3. Lucro presumido: os impostos são calculados de acordo com um valor pré-estipulado que varia de acordo com a atividade exercida pela empresa, normalmente usado por pessoas jurídicas. Diferente do lucro real, não é necessário apresentar o lucro real do consultório.

Esses são passos fundamentais, uma vez que, a forma como os impostos serão pagos é importantíssimo para ter uma boa gestão financeira do consultório.

Um especialista, como por exemplo, um contador, pode ser de muita ajuda nesse momento.

Vantagens e Desvantagens de Um Consultório em Sociedade

Alguns cursos de odontologia costumam abordar temos como gestão médica e também apresentar aulas sobre empreendedorismo.

Porém, como somente o básico é passado durante esses cursos, não é o suficiente para que o profissional tenha conhecimento para administrar sozinho um consultório.

Dessa forma, uma das principais vantagens que se costuma observar quando falamos em abrir um consultório odontológico em sociedade, é poder contar com alguém que quer o negócio tanto quanto você.

Então, independentemente de ser uma sociedade entre amigos ou não, é importante que você se certifique-se de que seus objetivos e de seu sócio estejam alinhados. Existem outras situações a serem levadas em consideração:

Vantagens

  • Ter uma visão diferente na gestão, notando pontos importantes que você pode não ter percebido;
  • Mais uma contribuição com a diminuição dos custos;
  • Outras opções e formas de divulgação.

Desvantagens

  • Nem sempre os sócios irão concordar com todas as coisas;
  • Acabar percebendo que na teoria a pessoa era de um jeito e na prática de outro;
  • Não conseguir chegar em acordo com seu sócio;
  • O sócio possuir planos para o futuro divergentes dos seus.

É por todos esses motivos que é essencial fazer uma lista bem detalhada com todos os prós e contras desse modelo de negócio, avaliando muito bem cada um dos pontos e possíveis situações.

Passo a Passo Para Ter um Consultório em Sociedade

Após ter feito essa lista, chegou mesmo à conclusão de que abrir um consultório próprio não é o ideal para o momento e vai para a sociedade? Então confira essas dicas que preparamos para você iniciar o processo:

  1. Defina com seu sócio um bom planejamento estratégico que atenda os desejos de ambos;
  2. Escolha o regime tributário do consultório;
  3. Decida qual o formato da sociedade;
  4. Escolha um local que seja favorável para ambos;
  5. Mantenha o marketing bem alinhado;
  6. Tenha sempre uma gestão muito transparente;
  7. Estude sobre gestão de consultórios.

Com todas essas dicas e informações, com certeza você já tem meio caminho andado para o sucesso do seu consultório em sociedade, persista em sua jornada e boa sorte!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!