Classificação de Winter auxilia na análise de anomalias dentárias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre dentes não irrompidos e a importância desta classificação

Diversas classificações são utilizadas para categorizar a posição de nossos dentes dentro da arcada dentária. Entre elas, podemo destacar a classificação de Winter.

A classificação de Winter parte do pressuposto de que através de estudos sobre o passado, é possível tentar prever cenários futuros. Dessa maneira, é frequentemente utilizada pelos dentistas.

Classificação de Winter é uma maneira de identificar e qualificar as taxas de não irrompimento e retenção dentária. É usada com mais frequência para os terceiros molares, mas também pode ser aplicada nos caninos inferiores e dentes supranumerários.

O Que São Dentes Não Irrompidos?

São classificados como dentes retidos ou não irrompidos aqueles que, uma vez chegada a época natural de nascer (ou seja, irromper o tecido), continuam escondidos.

Desse modo, eles podem ser classificados como intraósseos, quando o dente se encontra completamente envolvido por osso, ou subgengival, quando ocorre a cobertura parcial ou total pela mucosa gengival.

Como possíveis causas da retenção dental, destacam-se: ausência de espaço, mau posicionamento do germe dental, perda precoce de dentes decíduos, anomalias dentárias, presença de dentes supranumerários, presença de cistos e/ou tumores.

É importante destacar que o não irrompimento está principalmente ligado ao terceiro molar inferior. Assim, a classificação de Winter é majoritariamente utilizada para classificar esta estrutura dental específica.

O Que é a Classificação de Winter?

Como já dissemos anteriormente, esta classificação é utilizada para denominar a posição do longo eixo do terceiro molar não irrompido em relação ao segundo molar.

Assim, ela é válida para classificar tanto os terceiros molares inferiores quanto os superiores. A classificação de winter ainda é dividida em 4 subclassificações, como iremos acompanhar agora:

Impactação Vertical

Ocorre quando o longo eixo do terceiro molar está localizado no mesmo plano do segundo molar. Trata-se do tipo mais comum de não irrompimento.

Impactação Mesioangular

A impactação mesioangular acontece quando a coroa do terceiro molar do paciente se desenvolve direcionada para a região mesial de nossa arcada.

Angulação Horizontal

Como o próprio nome já diz, nesse caso o dente se desenvolve na horizontal. Ou seja, aparenta estar deitado. Assim, a coroa do terceiro molar apresenta íntimo contato com a raiz distal do segundo molar.

Distoangular

Aqui, a coroa do terceiro molar fica localizada na posição contrária à posição mesioangular. Radiograficamente o dente possui um aspecto de encolhido.

Perigos de um Dente Não Irrompido

Os órgãos dentários não irrompidos, também chamado de dentes inclusos, podem trazer algumas complicações ao paciente. A partir deles, é possível aparecer um quadro de inflamação de pericoronarite.

Isso acontece porque a inclusão provoca o aparecimento de bactérias na região. Uma outra complicação é o cisto dentígero. Trata-se de uma anomalia capaz de se transformar em uma lesão bastante agressiva.

Ela pode provocar a expansão do osso e, consequentemente, assimetria facial e até mesmo fraturas graves. Junto a isso, ocorre o deslocamento anormal dos dentes e a reabsorção das raízes dos dentes adjacentes.

Ainda, um dente não irrompido pode causar problemas oclusais, atrapalhando o andamento de tratamentos ortodônticos. Por isso a classificação de Winter se demonstra tão importante.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.