Cisto paradentário: veja as melhores formas de tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as características e manifestações do cisto paradentário

Muitas alterações no nosso organismo podem desencadear a manifestação de alguns cistos. O cisto paradentário, por exemplo, é um exemplo.

É preciso a confirmação do diagnóstico antes do profissional começar a pensar no melhor tratamento. Mas, afinal, o que é o cisto paradentário?

O cisto paradentário é um tipo de lesão tumoral de origem odontogênica inflamatória. Ele acomete a região vestibular, distal, periapical e mesial de molares inferiores.

Causas para a manifestação do cisto

O cisto tem origem odontogênica. Por isso, esses tipos de cistos são lesões derivadas dos tecidos epitelial ou mesenquimal, que fazem parte do complexo processo da odontogênese.

Características do cisto paradentário

Esse tipo de cisto odontogênico é raro e, como já vimos, agressivo. O crescimento dele é lento.

As características clínicas do cisto paradentário dependem da localização do cisto e também de qual dente está envolvido no processo.

Sintomas mais frequentes

Normalmente, o cisto paradental é assintomático. Por isso muitas pessoas demoram para notá-lo. Mas, em alguns quadros clínicos, os pacientes podem sentir:

  • Dores;
  • Inflamação; e
  • Pus ou exsudato purulento.

Além disso, o cisto pode desenvolver a pericoronarite. Ela é uma inflamação causada em dentes semi-inclusos, ou seja, naqueles dentes que não estão totalmente erupcionados.

Analogamente, é como se ela funcionasse no mesmo sentido de uma gengivite. Mas, dessa vez, manifestando-se por conta da parcialidade do dente na arcada.

Assim que sentir algum sintoma, visite o cirurgião-dentista de confiança.

Como o diagnóstico é realizado?

É apenas com o diagnóstico preciso que o profissional consegue planejar o melhor tratamento para o paciente. Por isso, quanto mais rápido os resultados do diagnóstico se confirmarem, maiores são as chances de recuperação.

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico e odontológico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca do paciente. Nessa etapa ele usará alguns instrumentos para checar como está a saúde dos dentes, gengivas e toda a região da boca.

Além disso, ele pode pedir por outras especificidades da medicina diagnóstica, como exames radiográficos, biópsia e até mesmo uma tomografia computadorizada (esse apenas para alterações mais graves).

Os preços, níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.

Tratamento do cisto paradentário

Depois da confirmação do diagnóstico, o profissional consegue traçar o melhor tratamento para o paciente. Mas, a escolha dependerá das características do quadro clínico. Por isso, o profissional pode sugerir diferentes abordagens.

Um tipo de tratamento é a enucleação, que é uma cirurgia que remove por completo uma massa sem nenhuma dissecação. Além disso, os profissionais podem recomendar a curetagem.

Outra abordagem é a extração de dente. Ela é a cirurgia que resulta na remoção total de um dos dentes.

Lembre: é preciso marcar uma consulta com o dentista de confiança para discutir o melhor tratamento para o cisto paradentário.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.