PACIENTES

Enucleação é alternativa para a remoção de cistos

Enucleação é alternativa para a remoção de cistos

Confira aqui como a enucleação é abordada na odontologia

A área odontológica é cada vez mais beneficiada com os avanços da ciência e da tecnologia. Por essa razão, muitos procedimentos se tornaram mais práticos e facilitaram os tratamentos. Um exemplo disso é a enucleação.

O nome pode soar estranho, mas o procedimento de enucleação é muito utilizado para retirar cistos na cavidade bucal. Neste artigo você confere tudo o que precisa saber sobre essa técnica cirúrgica.

A enucleação é uma cirurgia que remove por completo uma massa sem nenhuma dissecação.

Conhecendo mais sobre os cistos

Os cistos são protuberâncias que acumulam líquidos. Por isso, tornam-se ótimos lugares para abrigar bactérias e células mortas.

A principal ameaça do cisto está relacionada com seu crescimento e seu desenvolvimento. Com isso, os microrganismos se proliferam fácil e rapidamente, o que desencadeia processos inflamatórios e até mesmo infecciosos.

Dessa forma, quando ocorrem na boca, eles podem ser divididos em: cistos odontogênicos e cistos não odontogênicos.

Cistos odontogênicos

Os cistos odontogênicos são resultado de restos celulares da lâmina dental.

A lâmina dental está diretamente ligada à formação dos elementos dentais.

Os cistos odontogênicos podem ser subdivididos em:

  • Cisto dentígero: se manifesta com o acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do elemento dental que ainda não nasceu. Um grande exemplo disso são os cistos entre o tecido do esmalte do dente e a coroa;
  • Cisto de erupção: ocorre no tecido mole e é responsável por retardar o nascimento dos dentes da criança. Ele motiva a formação de uma cavidade cheia de líquido na região acima do dente irrompido.

Cistos não odontogênicos

Os cistos não odontogênicos, por sua vez, são característicos da linha de fusão dos ossos ou do processo de formação embrionária do maxilar.

Como é feita a enucleação?

Como já vimos nesse artigo, a enucleação na odontologia está associada à remoção de cistos. O procedimento cirúrgico é feito pelo profissional capacitado.

Além disso, a enucleação de cisto é indicada para casos nos quais a remoção não traz nenhuma consequência negativa. Ou seja, é indicada para quadros clínicos que não são muito agressivos e que não há o risco de deixar compostos do cisto no local afetado.

A cirurgia remove completamente o cisto que está na cavidade bucal e na cavidade óssea. Dependendo do cisto e se ele estiver localizado na cavidade óssea, o profissionais pode sugerir um enxerto ósseo. Assim, o local da retirada do cisto consegue ser preenchido.

Outros tratamentos

Fora a enucleação, outros recursos terapêuticos também podem ser sugeridos pelo profissional.

Você pode procurar por um endodontista para retirar o cisto no dente. Se o dente não estiver com vitalidade, ele pode sugerir o tratamento de canal, que tem como objetivo recuperar as partes comprometidas da polpa dentárias, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Para saber qual é a melhor técnica, faça uma visita e converse com o profissional de sua confiança. Tire todas as dúvidas e veja se a enucleação é o tratamento mais adequado ao seu caso ou se é necessário intervir de uma outra maneira.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também