Cisto odontogênico glandular: confira métodos de tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as características e manifestações do cisto odontogênico glandular

Muitas alterações no nosso organismo podem desencadear a manifestação de cistos. O cisto odontogênico glandular é um exemplo!

É preciso a confirmação do diagnóstico para o profissional começar a pensar no melhor tratamento para o seu quadro clínico. Mas, afinal, o que é o cisto odontogênico glandular?

Cisto odontogênico glandular é um tipo de lesão tumoral localizada na mandíbula e na maxila. Normalmente, esse tumor é agressivo. Ele também é conhecido pelas suas iniciais COG.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o cisto odontogênico glandular (COG). Vamos começar?

Características do Cisto Odontogênico Glandular

Esse tipo de cisto odontogênico é raro e, como já vimos, agressivo. O crescimento dele é lento. Além disso, já sabemos que ele se manifesta na mandíbula e na maxila.

Mas é importante ficar atento porque o tumor, na maioria das vezes, se manifesta na parte anterior da mandíbula. Ele, inclusive, ultrapassa o limite da linha média.

O tumor pode afetar ambos os sexos, mas normalmente afeta adultos com mais de 40 anos.

Quando observamos a lesão tumoral de forma radiográfica conseguimos ver que o tumor é radiolúcido e pode ser unilocular ou multilocular.

Causas Para a Manifestação do Cisto

O cisto tem origem odontogênica. Por isso, esses tipos de cistos são lesões derivadas dos tecidos epiteliais ou mesenquimal que fazem parte do complexo processo da odontogênese.

Sintomas Mais Frequentes

Normalmente, o cisto é assintomático. Por isso, muitas pessoas demoram para perceber ele. Mas em alguns quadros clínicos, os pacientes podem sentir:

  • Dores;
  • Tumefação;
  • Parestesia; e
  • Expansão óssea.

Assim que sentir algum sintoma, visite o cirurgião-dentista de confiança o mais rápido possível.

Como o Diagnóstico é Realizado?

É apenas com o diagnóstico preciso que o profissional consegue planejar o melhor tratamento para o paciente.

Por isso, quanto mais rápido os resultados do diagnóstico se confirmarem, maiores são as chances de recuperação. Mas como é feito o diagnóstico?

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca do paciente.

Além disso, ele pode pedir por outras especificidades da medicina diagnóstica, como exames radiográficos, biópsia e fazer uma tomografia computadorizada.

Os preços, níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.

Quais São os Tratamentos Mais Comuns?

Depois da confirmação do diagnóstico, o profissional consegue traçar o melhor tratamento para o paciente. Mas essa escolha depende das características do quadro clínico.

Por isso, o profissional pode sugerir diferentes abordagens.

Um tipo de tratamento é a enucleação, que é uma cirurgia que remove por completo uma massa sem nenhuma dissecação.

Além disso, os profissionais podem recomendar a curetagem e a ressecção em bloco.

Mas lembre-se: é preciso marcar uma consulta com o profissional odontológico de confiança para discutir o melhor tratamento para o cisto odontogênico glandular.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.