Cisto odontogênico calcificante é tratado por enucleação cirúrgica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É comum que o surgimento do cisto odontogênico calcificante aconteça durante a terceira década de vida do paciente

Nossa boca desenvolve diversas lesões que requerem tratamento odontológico, como é o caso do cisto odontogênico calcificante.

No entanto, não se preocupe: o cisto odontogênico calcificante é benigno.

Cisto odontogênico calcificante é uma lesão rara e benigna que se desenvolve na região da mandíbula ou da maxila. E, frequentemente, não causa dor.

É muito comum que os dentistas se refiram a ela como “cisto de Gorlin”, já que foi descrita pela primeira vez pelo patologista Robert Gorlin em 1962.

O que é um Cisto Odontogênico?

O cisto calcificante é um tipo de cisto odontogênico, que é uma espécie de lesão benigna. Desse modo, elas são originadas nas células que participam do desenvolvimento das estruturas dentárias.

Causas do Cisto Odontogênico Calcificante

A etiologia, isto é, a causa desse cisto na boca ainda é desconhecida. Porém, os especialistas acreditam que seu desenvolvimento está associado aos resquícios do epitélio odontogênico, que, por sua vez, estão presentes na mandíbula, na maxila e no tecido gengival.

Características do Cisto Odontogênico Calcificante

Esse cisto no dente se caracterizada por, geralmente, ser indolor. Assim, sua descoberta se dá através da realização de exames clínicos.

Em algumas situações pode haver aumento de volume, o que denuncia mais rapidamente a presença do cisto.

Além disso, o cisto calcificante é, na grande maioria das vezes, intra-ósseo, se desenvolvendo na áreas internas dos ossos maxilar e mandibular. Poucas vezes afeta a região periférica, ou seja, a gengiva ou a mucosa alveolar.

É muito comum que sua presença esteja na região anterior, onde estão localizados os dentes incisivos e dentes caninos.

No exame radiográfico, esse tipo de cisto odontogênico se apresenta de forma circunscrita e bem definida, podendo ser único ou até mesmo múltiplo.

Quando falamos em diâmetro, os cistos calcificantes medem, em média, de 2 a 4 cm. Mas é possível que alcancem 12 cm em ocorrências mais graves.

Entre as possíveis consequências negativas, existe o afastamento e a reabsorção das raízes dentárias.

Quem pode ser afetado pelo Cisto Odontogênico Calcificante?

Qualquer pessoa pode ser afetada pelo cisto odontogênico calcificante. Entretanto, o problema tende a surgir na terceira década de vida da pessoa.

Não existe predileção de sexo. Então, ele se manifesta tanto em homens quanto em mulheres.

Tratamento do Cisto Odontogênico Calcificante

O tratamento para o cisto calcificante é a enucleação cirúrgica, um procedimento que visa a remoção completa do cisto. Por isso, a cavidade óssea por ele ocupada fica vazia.

Dependendo da necessidade, pode ocorrer um enxerto ósseo para preencher essa cavidade ou uma ampliação da cavidade para evitar reincidências.

Em alguns casos, o cisto está associado a outras patologias. Por essa razão, essa constatação deve ser levada em consideração durante a escolha do melhor recurso terapêutico a ser seguido.

O cisto odontogênico calcificante é tratado pelo profissional especializado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Essa especialidade odontológica trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço. Essas patologias envolvem traumatismos e deformidades da face.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.