Cirurgia periapical é um procedimento complicado?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com objetivo de remover lesão e acabar com a dor causada pelas infecções, tem certa dificuldade

Muitas pessoas chegam até o consultório se queixando de dores na região mandibular e até mesmo no osso maxilar. Em alguns casos, isso pode indicar a necessidade de uma cirurgia periapical.

Dessa forma, a cirurgia periapical é um processo delicado e que envolve uma colaboração dos dois lados, tanto do dentista quanto do paciente com relação aos cuidados no pós-operatório.

A cirurgia periapical é basicamente uma extração de alguma lesão que se encontre localizada no final da raiz do dente, juntamente com a parte final da raiz.

Normalmente, ela está é realizada em paralelo com a preparação do final da raiz seccionada e uma obturação desta com uma amalgama ou cimento odontológico.

Como é Feita a Cirurgia Periapical?

Conhecida também como apicectomia dentária, o método como a cirurgia será feita é variável, uma vez que depende então de muitos fatores etiológicos locais e também de características anatômicas, envolvendo:

Porém, para cada paciente pode ser um caso diferente. Pergunte ao seu cirurgião-dentista que ele poderá te explicar com maiores detalhes.

O método é composto por procedimentos como a trepanação cortical, uma curetagem periapical, apicectomia, preparação da cavidade retrógrada e também uma obturação retrógrada.

Ela costuma ser feita a partir da aplicação de uma anestesia local que traga mais conforto ao paciente, não sendo necessária assim uma anestesia geral.

Quem Deve Fazer uma Cirurgia Periapical?

Os pacientes que os cirurgiões-dentistas costumam indicar para esse procedimento são pessoa que têm uma lesão periapical que não teve uma resposta da endodontia do dente.

Além disso, em casos que é possível observar anomalias anatômicas na raiz do dente que estão impedindo o tratamento e a selagem de forma correta ao ápice radicular, também são candidatos a cirurgia.

O que acontece então nesses casos é uma reconstrução total e tratamento da lesão na raiz do dente. O processo é feito por meio da colocação de um perno ou uma espiga colada que não pode ser levantada.

Alternativas à Cirurgia Periapical

Todo caso irá depender da situação em que o problema do paciente se encontra. Porém, é possível que o dentista apresente alternativas para a cirurgia, por exemplo:

  1. Quando a lesão periapical não responde à endodontia duas alternativas podem ser a solução para o problema: a endodontia do dente causal com extirpação da lesão ou então a cirurgia periapical mesmo;
  2. A vantagem da endodontia é que ela é curativa na maioria dos casos. A desvantagem é que supõe a perda do dente, que precisará ser restaurado com o uso de próteses, pontes ou até mesmo implantes;
  3. A vantagem da cirurgia periapical é que pode permitir conservar o dente. A desvantagem é que não é curativa em todos os casos e, quando não controlada a infecção, pode ser necessária a extração do dente.

O ideal é então evitar que problemas que levam à uma cirurgia periapical sejam evitados, permitindo que um tratamento mais leve resolva a situação.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.