DENTISTAS

Cirurgia periapical é um procedimento complicado?

Cirurgia periapical é um procedimento complicado?

Com objetivo de remover lesão e acabar com a dor causada pelas infecções, tem certa dificuldade

Muitas pessoas chegam até o consultório se queixando de dores na região mandibular e até mesmo no osso maxilar. Em alguns casos, isso pode indicar a necessidade de uma cirurgia periapical.

Dessa forma, a cirurgia periapical é um processo delicado e que envolve uma colaboração dos dois lados, tanto do dentista quanto do paciente com relação aos cuidados no pós-operatório.

A cirurgia periapical é basicamente uma extração de alguma lesão que se encontre localizada no final da raiz do dente, juntamente com a parte final da raiz.

Normalmente, ela está é realizada em paralelo com a preparação do final da raiz seccionada e uma obturação desta com uma amalgama ou cimento odontológico.

Como é Feita a Cirurgia Periapical?

Conhecida também como apicectomia dentária, o método como a cirurgia será feita é variável, uma vez que depende então de muitos fatores etiológicos locais e também de características anatômicas, envolvendo:

Porém, para cada paciente pode ser um caso diferente. Pergunte ao seu cirurgião-dentista que ele poderá te explicar com maiores detalhes.

O método é composto por procedimentos como a trepanação cortical, uma curetagem periapical, apicectomia, preparação da cavidade retrógrada e também uma obturação retrógrada.

Ela costuma ser feita a partir da aplicação de uma anestesia local que traga mais conforto ao paciente, não sendo necessária assim uma anestesia geral.

Quem Deve Fazer uma Cirurgia Periapical?

Os pacientes que os cirurgiões-dentistas costumam indicar para esse procedimento são pessoa que têm uma lesão periapical que não teve uma resposta da endodontia do dente.

Além disso, em casos que é possível observar anomalias anatômicas na raiz do dente que estão impedindo o tratamento e a selagem de forma correta ao ápice radicular, também são candidatos a cirurgia.

O que acontece então nesses casos é uma reconstrução total e tratamento da lesão na raiz do dente. O processo é feito por meio da colocação de um perno ou uma espiga colada que não pode ser levantada.

Alternativas à Cirurgia Periapical

Todo caso irá depender da situação em que o problema do paciente se encontra. Porém, é possível que o dentista apresente alternativas para a cirurgia, por exemplo:

  1. Quando a lesão periapical não responde à endodontia duas alternativas podem ser a solução para o problema: a endodontia do dente causal com extirpação da lesão ou então a cirurgia periapical mesmo;
  2. A vantagem da endodontia é que ela é curativa na maioria dos casos. A desvantagem é que supõe a perda do dente, que precisará ser restaurado com o uso de próteses, pontes ou até mesmo implantes;
  3. A vantagem da cirurgia periapical é que pode permitir conservar o dente. A desvantagem é que não é curativa em todos os casos e, quando não controlada a infecção, pode ser necessária a extração do dente.

O ideal é então evitar que problemas que levam à uma cirurgia periapical sejam evitados, permitindo que um tratamento mais leve resolva a situação.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também