Lesão periapical indica alteração agressiva na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a lesão periapical pode ser tratada

O periápice é formado pelo cemento, ligamento e osso alveolar. Todos esses elementos são importantes para a atividade adequada e normal da nossa boca. Por isso, é importante estar atento a qualquer alteração nesta região. Uma das possíveis alterações é a manifestação da lesão periapical.

Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a lesão periapical.

A lesão periapical é uma inflamação no periápice. Ela tem diferentes estágios, cada um em uma fase de desenvolvimento.

Causas da lesão periapical

Algumas das causas da inflamação periapical são:

  • Contaminação bacteriana;
  • Medicamentos
  • Trauma; e
  • Necrose pulpar.

Estágios da Lesão Periapical

Como já vimos, a lesão tem diferentes estágios que representam o seu desenvolvimento. Por isso, as inflamações periapicais são classificadas como:

  1. Pericementite apical aguda;
  2.  Granuloma;
  3.  Cisto periapical;
  4.  Abscesso periapical; e
  5. Cisto residual.

Quais são os melhores tratamentos?

O primeiro passo é procurar por um especialista. O endodontista faz o exame clínico, que inclui a anamnese e o exame físico.

Assim, ele garante o diagnóstico certeiro e indica a presença das periapicopatias, como também são chamadas as lesões periapicais.

Após essa primeira etapa, o endodontista pode indicar tratamentos eficazes. Um deles é o tratamento endodôntico, indicado para causas microbianas.

O tratamento endodôntico é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Assim, os micróbios são eliminados e o dente pode ser recuperado. O mais comum é o tratamento de canal.

Já nos casos de inflamação por causa traumática, os pacientes passam por um ajuste oclusal.

Quando a infecção é causada por medicamentos, o paciente deve tomar remédios anti-inflamatórios. Além disso, em alguns casos é preciso fazer o ajuste oclusal e uma reintervenção no consumo dos medicamentos.

Prevenção da Lesão Periapical

Como vimos, as inflamações podem ter causa bacteriana. Por isso, é importante cuidar da saúde bucal. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir diariamente.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas.

Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Além disso, tente se proteger contra possíveis traumas na boca. Use protetores bucais quando for fazer esportes, por exemplo.

Fique sempre atento para quais remédios você está tomando!

E, não se esqueça: faça visitas regulares ao seu dentista de confiança. Assim, você pode conversar com ele e tirar suas dúvidas sobre a lesão periapical.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.