Entenda como o chá melhora a saúde oral e pode ajudar a prevenir doenças periodontais
A alimentação está diretamente relacionada a nossa saúde. Assim, tudo o que consumimos proporciona reações em nosso organismo, inclusive em nossa boca, como é o caso do chá verde.
Além de influenciar diretamente em nossa saúde bucal, o chá verde ainda pode proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo de uma maneira geral.
Chá-verde é um tipo de chá produzido a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Ele tem esse nome porque suas folhas tem pouca oxidação. Assim, sua preparação é diferente dos chás mais tradicionais, já que a água não pode estar fervendo para evitar que suas folhas cozinhem e gerem um gosto amargo para a bebida.
Para a odontologia, o consumo frequente de chá verde pode auxiliar a promover dentes e gengivas saudáveis, deixando os pacientes longe da gengivite e de doenças periodontais.
Gengivite e Doença Periodontal
A gengivite é uma inflamação da gengiva consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ela é a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Dentre seus principais sintomas, estão:
- Gengiva inchada;
- Vermelhidão intensa das gengivas;
- Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
- Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
- Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
- Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;
- Mau hálito e gosto ruim na boca.
Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves, como a periodontite. Trata-se de uma doença bucal que compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente.
Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados. Pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida.
As consequências do problema vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.
Como o chá verde atua em nossa saúde bucal?
Agora iremos especificar um pouco mais a relação entre chá verde e saúde bucal. ]
Diversas pesquisas apontam que a bebida diminui bastante o índice de anomalias periodontais nos pacientes, e a presença do antioxidante catequina no chá pode ser responsável por esse efeito benéfico.
Uma vez que a doença periodontal é uma doença inflamatória crônica, o chá verde e a catequina podem ajudar a promover a saúde periodontal por interferir com a resposta inflamatória do corpo às bactérias periodontais.
Assim, o consumo frequente ou até mesmo o bochecho com chá verde podem auxiliar e ser uma maneira de prevenir o desenvolvimento desse tipo de doença.
Outros benefícios do chá verde!
O chá verde é uma bebida milenar, conhecida no mundo todo, e que sempre esteve relacionado a propriedades medicinais. Ele é extraído de uma planta chamada Camellia Sinesis.
Além das vantagens para nossa saúde oral, o chá verde ainda apresenta diversos benefícios, como:
- Tratamentos para perda de peso;
- Prevenção de doenças cardíacas;
- Tratamento de câncer;
- Atraso no envelhecimento celular;
- Proteção das células de nosso organismo;
- Combate ao colesterol.
Como o chá verde tem cafeína, ele também ajuda a aumentar a concentração mental e, por isso, deve ser tomado especialmente na parte da manhã.
Como evitar a periodontite?
Apesar dos benefícios comprovados do chá verde para a saúde das gengivas, ele sozinho não substitui os cuidados diários com a higiene bucal.
Portanto, tanto para quem tem gengivite quanto periodontite, a escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis. Para quadros mais severos, pode ser necessária até mesmo uma raspagem da gengiva.
Assim, é possível utilizar os benefícios proporcionados pelo chá verde como um complemento a uma correta e completa higiene bucal realizada diariamente.