Chá verde: benefícios para a saúde do corpo e da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o chá melhora a saúde oral e pode ajudar a prevenir doenças periodontais

A alimentação está diretamente relacionada a nossa saúde. Assim, tudo o que consumimos proporciona reações em nosso organismo, inclusive em nossa boca, como é o caso do chá verde.

Além de influenciar diretamente em nossa saúde bucal, o chá verde ainda pode proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo de uma maneira geral.

Chá-verde é um tipo de chá produzido a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Ele tem esse nome porque suas folhas tem pouca oxidação. Assim, sua preparação é diferente dos chás mais tradicionais, já que a água não pode estar fervendo para evitar que suas folhas cozinhem e gerem um gosto amargo para a bebida.

Para a odontologia, o consumo frequente de chá verde pode auxiliar a promover dentes e gengivas saudáveis, deixando os pacientes longe da gengivite e de doenças periodontais.

Gengivite e Doença Periodontal

A gengivite é uma inflamação da gengiva consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ela é a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Dentre seus principais sintomas, estão:

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves, como a periodontite. Trata-se de uma doença bucal que compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente.

Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados. Pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida.

As consequências do problema vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.

Como o chá verde atua em nossa saúde bucal?

Agora iremos especificar um pouco mais a relação entre chá verde e saúde bucal. ]

Diversas pesquisas apontam que a bebida diminui bastante o índice de anomalias periodontais nos pacientes, e a presença do antioxidante catequina no chá pode ser responsável por esse efeito benéfico.

Uma vez que a doença periodontal é uma doença inflamatória crônica, o chá verde e a catequina podem ajudar a promover a saúde periodontal por interferir com a resposta inflamatória do corpo às bactérias periodontais.

Assim, o consumo frequente ou até mesmo o bochecho com chá verde podem auxiliar e ser uma maneira de prevenir o desenvolvimento desse tipo de doença.

Outros benefícios do chá verde!

O chá verde é uma bebida milenar, conhecida no mundo todo, e que sempre esteve relacionado a propriedades medicinais. Ele é extraído de uma planta chamada Camellia Sinesis.

Além das vantagens para nossa saúde oral, o chá verde ainda apresenta diversos benefícios, como:

  • Tratamentos para perda de peso;
  • Prevenção de doenças cardíacas;
  • Tratamento de câncer;
  • Atraso no envelhecimento celular;
  • Proteção das células de nosso organismo;
  • Combate ao colesterol.

Como o chá verde tem cafeína, ele também ajuda a aumentar a concentração mental e, por isso, deve ser tomado especialmente na parte da manhã.

Como evitar a periodontite?

Apesar dos benefícios comprovados do chá verde para a saúde das gengivas, ele sozinho não substitui os cuidados diários com a higiene bucal.

Portanto, tanto para quem tem gengivite quanto periodontite, a escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis. Para quadros mais severos, pode ser necessária até mesmo uma raspagem da gengiva.

Assim, é possível utilizar os benefícios proporcionados pelo chá verde como um complemento a uma correta e completa higiene bucal realizada diariamente.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!