Cerômero promete trazer os dentes brancos tão sonhados

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O cerômero é um material estético de alta qualidade que possui valor mais acessível que as resinas compostas e as porcelanas

Qual é o segredo do sorriso perfeito? Não existe uma resposta exata. Existe, na verdade, diversas medidas que contribuem para ter um ótimo sorriso, mas, claro, devem ser acompanhadas de uma boa higienização. E uma delas é o uso de lentes de contato de cerômero, que se popularizou nos últimos tempos.

Seja nas formas de facetas ou de blocos, o cerômero possui uma alta durabilidade e fornece uma ótima estética aos dentes, devolvendo a autoestima a muitos pacientes.

O cerômero é considerado uma evolução das resinas, que há décadas são usadas na odontologia. Ele é utilizado principalmente em reconstrução parcial de coroa dos dentes posteriores.

Como o Cerômero é utilizado?

Por ser basicamente uma mistura de resina com porcelana, o cerômero torna-se uma opção muito eficiente.

Embora apresente uma longevidade maior que os procedimentos que utilizam somente a resina composta, são mais sensíveis que a porcelana.

O material é empregado em uma variedade de situações clínicas que incluem:

  • Inlays e onlays em cerômero, que são usados na reconstrução parcial de um dente, funcionando como cópias que devolvem a forma original do elemento;
  • Coroas unitárias;
  • Pontes adesivas de três elementos;
  • Pontes posteriores com reforço metálico;
  • Pinos e núcleos. No entanto, não é muito recomendado nesses casos.

Dessa forma, cabe ao clínico resolver qual substância é mais adequada de acordo com a situação e dos requisitos funcionais e estéticos do paciente.

Facetas em Cerômero

É possível confeccionar facetas em cerômero logo na primeira consulta. Ela permite que não exista nenhum desgaste na estrutura do dente.

As facetas são utilizadas nas seguintes ocasiões:

  • Dentes tortos;
  • Desgaste dentário;
  • Dentes que apresentem manchas;
  • Alteração na cor de um dente, o que é comum em tratamentos de canal;
  • Fechamento de diastemas;
  • Insatisfação pessoal com a estética dos dentes.

É importante ressaltar que existem outros tipos de tratamentos para cada um dos problema citados. E cabe ao dentista identificar e efetuar o melhor procedimento.

Coroas em Cerômero

Primeiramente, as coroas são reconstruções dos dentes danificados por cáries ou facetas velhas, que escurecem e quebram.

As coroas em cerômero apresentam uma menor resistência ao desgaste e não são indicadas para pacientes que tenham imponham grande força na mastigação, pois geram abrasão mais rapidamente.

Sua cor tende a sofrer alterações com o passar o tempo, já que não possuem o mesmo polimento na superfície que a coroa metalo-cerâmica, por exemplo.

Existe ainda o bloco em cerômero, que é a reconstrução parcial da coroa de dentes. São restaurações feitas nos casos em que o uso de resina não é indicada.

Vale ou não a pena utilizar o Cerômero

Por ser um material de alta qualidade, moderno e que apresenta resultados naturais e eficientes, o cerômero vale muito a pena.

Seu valor é mais em conta que a resina e a porcelana, o que serve como um fator que fornece mais evidência no mercado odontológico e mais popularidade entre os pacientes.

Além disso, o cerômero evita a aparência artificial, parecendo realmente um dente verdadeiro.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

3 Replies to “Cerômero promete trazer os dentes brancos tão sonhados”

  1. Fiquei confusa com o texto; uma parte fala bem do material cerômero. Outra fala que não é indicado para coroas principalmente na parte onde exige mais mastigação. “Fiquei confusa”.
    Obrigada.

    1. É um bom material, mas tem contras. Todo material tem seus prós e contras. Depende o que vc vai fazer…. pra mim tá mto bem explicado, vc que não sabe interpretar texto

  2. Muito obrigada pela explicação, estou num processo de coroa com cerômero, sem entender nada sobre isso e ainda foi me oferecida um outro tipo o porcelana. Fui pesquisar e encontrei essa maravilhosa explicação que me deixou mais tranquila em fazer é usar a cerômero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.