O cerômero é um material estético de alta qualidade que possui valor mais acessível que as resinas compostas e as porcelanas
Qual é o segredo do sorriso perfeito? Não existe uma resposta exata. Existe, na verdade, diversas medidas que contribuem para ter um ótimo sorriso, mas, claro, devem ser acompanhadas de uma boa higienização. E uma delas é o uso de lentes de contato de cerômero, que se popularizou nos últimos tempos.
Seja nas formas de facetas ou de blocos, o cerômero possui uma alta durabilidade e fornece uma ótima estética aos dentes, devolvendo a autoestima a muitos pacientes.
O cerômero é considerado uma evolução das resinas, que há décadas são usadas na odontologia. Ele é utilizado principalmente em reconstrução parcial de coroa dos dentes posteriores.
Como o Cerômero é utilizado?
Por ser basicamente uma mistura de resina com porcelana, o cerômero torna-se uma opção muito eficiente.
Embora apresente uma longevidade maior que os procedimentos que utilizam somente a resina composta, são mais sensíveis que a porcelana.
O material é empregado em uma variedade de situações clínicas que incluem:
- Inlays e onlays em cerômero, que são usados na reconstrução parcial de um dente, funcionando como cópias que devolvem a forma original do elemento;
- Coroas unitárias;
- Pontes adesivas de três elementos;
- Pontes posteriores com reforço metálico;
- Pinos e núcleos. No entanto, não é muito recomendado nesses casos.
Dessa forma, cabe ao clínico resolver qual substância é mais adequada de acordo com a situação e dos requisitos funcionais e estéticos do paciente.
Facetas em Cerômero
É possível confeccionar facetas em cerômero logo na primeira consulta. Ela permite que não exista nenhum desgaste na estrutura do dente.
As facetas são utilizadas nas seguintes ocasiões:
- Dentes tortos;
- Desgaste dentário;
- Dentes que apresentem manchas;
- Alteração na cor de um dente, o que é comum em tratamentos de canal;
- Fechamento de diastemas;
- Insatisfação pessoal com a estética dos dentes.
É importante ressaltar que existem outros tipos de tratamentos para cada um dos problema citados. E cabe ao dentista identificar e efetuar o melhor procedimento.
Coroas em Cerômero
Primeiramente, as coroas são reconstruções dos dentes danificados por cáries ou facetas velhas, que escurecem e quebram.
As coroas em cerômero apresentam uma menor resistência ao desgaste e não são indicadas para pacientes que tenham imponham grande força na mastigação, pois geram abrasão mais rapidamente.
Sua cor tende a sofrer alterações com o passar o tempo, já que não possuem o mesmo polimento na superfície que a coroa metalo-cerâmica, por exemplo.
Existe ainda o bloco em cerômero, que é a reconstrução parcial da coroa de dentes. São restaurações feitas nos casos em que o uso de resina não é indicada.
Vale ou não a pena utilizar o Cerômero
Por ser um material de alta qualidade, moderno e que apresenta resultados naturais e eficientes, o cerômero vale muito a pena.
Seu valor é mais em conta que a resina e a porcelana, o que serve como um fator que fornece mais evidência no mercado odontológico e mais popularidade entre os pacientes.
Além disso, o cerômero evita a aparência artificial, parecendo realmente um dente verdadeiro.