Carbapenêmicos são usados após cirurgias bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os usos dos carbapenêmicos na área da odontologia

Muitos medicamentos são usados na área da saúde para reverter quadros clínicos críticos. Os carbapenêmicos são exemplos ideais de tais remédios.

Na área odontológica não podia ser diferente. Os carbapenêmicos são prescritos pelos cirurgiões-dentistas de diferentes ramos. Eles são usados, principalmente, para tratar complicações pós-cirúrgicas.

Os carbapenêmicos são fármacos combatentes de infecções causadas por microrganismos. Eles entram nos medicamentos do grupo do antibiótico beta-lactâmico.

Neste artigo iremos solucionar todas as suas dúvidas sobre os carbapenêmicos. Vamos começar?

Tipos de Carbapenêmicos

Entre os tipos de carbapenem, outro nome para esses medicamentos, encontramos:

  • Imipenem (normalmente associado com cilastatina);
  • Meropenem;
  • Tienamicina; e
  • Ertapenem.

Os fármacos são inseridos pelas vias parental – IM ou IV – no nosso corpo.

Eles são distribuídos pelos tecidos e líquidos orgânicos. Além disso, a concentração dos medicamentos nos nossos órgãos são adequadas.

Quando são Indicados?

Os medicamentos têm uma função bactericida muito forte. Ou seja, eles conseguem combater as bactérias.

Por isso, eles são usados em diversas áreas da medicina. Assim, o uso desses fármacos é indicado para infecções pós-operatórias. Assim, o paciente já elimina possíveis prejuízos mais graves para a sua saúde.

Ainda, os carbapenem são indicados para combater infecções intra-abdominais e infecções de pele. Além disso, podem tratar infecções de trato urinário, também chamadas de ITU.

Pacientes com meningite e sepse também podem passar pelo tratamento com esse fármacos.

Os carbapenêmicos na odontologia são indicados para tratar infecções após cirurgias bucais.

Cuidados Com o Medicamento

Os profissionais da área da saúde devem analisar o quadro clínico e o histórico médico do paciente. Mas por que isso?

Bom, todos os fármacos interferem de algum modo no nosso organismo. E os carbapenem também alteram o organismo.

Os nossos sistemas renal, hepático e hematológico são os mais afetados. Por isso, é preciso que o profissional monitore com cuidado todo o tratamento, desde o início até o fim.

Importante: é preciso ter cuidado com os pacientes que têm alergia à penicilina. Por isso, não esqueça de avisar ao seu médico ou dentista se você tem alergia a esse antibiótico.

Além disso, os carbapenem devem ser utilizados com muito cuidado em pacientes grávidas ou em fase de amamentação.

Riscos Adversos dos Carbapenêmicos

Como já vimos, os medicamentos afetam os sistemas dos nossos corpos. Assim, eles podem causar algumas reações adversas. Ou seja, podem causar efeitos colaterais não desejáveis.

Entre as reações adversas mais comuns está a sensação de náusea. O paciente pode até chegar a vomitar.

Algumas manchas também podem aparecer no corpo. Muitos pacientes sentem coceiras nessas lesões. O paciente pode chegar a ter febre e sonolência.

Algumas alterações hematológicas também podem se manifestas, como a eosinofilia e a neutropenia.

Entre as reações alérgicas mais graves estão a anafilaxia e as convulsões.

Qualquer sintoma de efeito colateral deve ser reportado para o profissional. Assim, ele pode checar se o tratamento pode continuar.

Por isso, marque consultas e converse sempre com o seu profissional de confiança sobre como anda o seu tratamento com os carbapenêmicos. Assim, você fica a par de tudo e garante um tratamento adequado e sem complicações severas.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.