Canal mandibular: tire todas as suas dúvidas sobre o tema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância do estudo do canal mandibular na área da odontologia

Durante a faculdade de odontologia, o futuro profissional precisa estudar e conhecer tudo sobre a anatomia do nosso corpo. Isso porque conhecer os elementos corporais é essencial para definir adequadamente os tratamentos. Esse é o caso do canal mandibular.

Os profissionais da odontologia conhecem o canal mandibular por ser um elemento muito importante do nosso corpo. Afinal, ele é responsável por abrigar nervos, artéria e veias.

O canal mandibular é a estrutura que está localizada no próprio corpo da mandíbula. A estrutura se estende do forame mandibular até o forame mentual.

Ficou interessado pelo assunto? Então fique ligado neste artigo! Vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o canal mandibular na odontologia. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o canal da mandíbula

A anatomia do canal mandibular é composta por, como já vimos, nervos, artérias e veias. Todo esse sistema é responsável pela inervação, nutrição e movimentação da região da mandíbula.

Os canais mandibulares traçam uma trajetória dentro do corpo da mandíbula que vão desde o sentido súpero inferior como o sentido médio-lateral.

Pelas diferentes trajetórias, os profissionais notam a presença de canais mandibulares bífidos. Ou seja, duas bifurcações. Inclusive, os canais podem até chegar a três bifurcações.

O profissional precisa estudar variações do canal mandibular para conseguir realizar procedimentos e tratamentos odontológicos. Mas, afinal, qual a importância da mandíbula?

Bom, primeiro devemos saber que a mandíbula também é conhecida como maxilar inferior. Ela é um osso móvel localizado na parte inferior da cabeça e acopla os dentes da arcada inferior.

O componente se articula com o osso temporal de cada lado do crânio, onde fica inserido. Portanto, algumas das funções mais importantes da mandíbula são:

  • Função mastigatória;
  • Auxilia na fonética; e
  • Ajuda na respiração.

Canal mandibular e procedimento odontológico

Quando falamos sobre o procedimento odontológico e o canal, nós nos referimos à cirurgia dos terceiros molares inferiores. Mas você pode estar se perguntando: qual a relação do canal mandibular e terceiro molar inferior?

Bom, a resposta é simples! O canal da mandíbula abriga o nervo alveolar inferior. E, durante a cirurgia, se o profissional atingir de forma acidental esse nervo, o paciente pode entrar em um quadro clínico de parestesia.

Importante: é um ramo do nervo mandibular. Ele é responsável por funções motoras e sensoriais. Desse modo, ele auxilia na fonética e na mastigação, por exemplo.

Além disso, devido à proximidade das raízes com o canal mandibular, caso o dentista atinja as raízes dos dentes, além do impacto, o nervo alveolar inferior também pode sofrer consequências.

E isso ocorre durante a cirurgia dos terceiros molares inferiores, que nesse cenário estão inclusos, e também durante a odontectomia parcial intencional (técnica de coronectomia).

Por isso, o profissional precisa realizar e estudar os exames radiográficos da região do canal mandibular. Assim, com o conhecimento detalhado da região, o dentista planeja da forma mais eficiente e adequada a cirurgia. E isso sem riscos de atingir o nervo alveolar inferior.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!