Caixinha de aparelho exige cuidados e higienização

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sempre no bolso dos usuários de aparelho móvel, a caixinha evita possíveis acidentes

São muitos os pacientes que chegam ao consultório odontológico e descobrem que precisarão utilizar um aparelho móvel. Logo, a caixinha de aparelho é uma realidade para todos eles!

Como esse é um tipo que está mais propenso a acidentes, quedas e exposto a sujeiras, ter uma caixinha de aparelho é essencial para mantê-lo em bom estado.

A caixinha de aparelho serve, principalmente para proteger o aparelho ortodôntico e impedir que ele fique exposto às situações do dia a dia.

Dessa forma, é importante andar sempre com ela pois, nunca se sabe quando irá comer alguma coisa ou precisar usá-la, evitando que o aparelho fique solto ao ar livre.

Qual a Importância da Caixinha de Aparelho?

Assim como já começamos a explicar, o aparelho móvel, diferente do aparelho ortodôntico fixo, está regularmente sendo colocado e retirado da boca.

Você provavelmente já viu alguém que esqueceu seu estojo e teve que improvisar na hora de guardá-lo, não é mesmo?

Embrulhar em um papelzinho, por exemplo, é uma das saídas clássicas para quem esqueceu de levar a caixinha. Porém, em um situação como essa, pode acabar sendo confundido com um papel qualquer e indo parar no lixo.

É por isso que, ter o local adequado para guardá-lo, é fundamental. Além é claro do fato de que as capinhas protegem contra quedas e do contato com superfícies sujas.

Como Cuidar da Caixinha de Aparelho?

É extremamente importante que os pacientes estejam cientes de que o estojo para aparelho móvel também precisa ser regularmente limpo.

Como nem todas as vezes em que o aparelho é guardado ele foi previamente higienizado, restos de comidas e outras sujeiras podem ficar na caixinha.

Dessa forma, é interessante lavá-la e deixá-la secar por completo, em algum momento que não seja necessário guardar o aparelho móvel.

Evitar que ela fique molhada e abafada, pode prevenir a proliferação de fungos e bactérias.

Cuidados Com o Aparelho Móvel

Como o próprio nome já diz, esse é um tipo de aparelho ortodôntico móvel. Ou seja, ele pode ser retirado para o paciente se alimentar, limpá-lo e também realizar a higiene da boca.

Então, pelo fato de estar sendo frequentemente tirado da boca, está mais propício a entrar em contato com sujeiras, vírus e bactérias do externo. Algumas dicas são:

  1. É importante que o paciente entenda que esse é um acessório delicado, por isso, deve ter um cuidado maior ao limpá-lo, utilizando sempre uma escova de dentes com creme dental;
  2. Não há produtos específicos para a higienização do mesmo, então, o ideal a ser feito é que, os mesmo utilizados na limpeza bucal, sejam também de uso na hora de limpar o aparelho.
  3. Ainda assim, o uso dos enxaguantes bucais não é uma boa opção para a situação. Mergulhar o aparelho na solução não é adequado, uma vez que a limpeza mecânica é muito mais eficiente nesse caso.

Mantê-lo em uma caixinha de aparelho também entra na lista dos cuidados e é talvez um dos mais importantes. Você não quer ter um gasto desnecessário, por um pequeno descuido, certo? Então não esqueça a sua.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.