Bula traz informações importantes sobre os medicamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o motivo da bula ser tão importante para o consumo de medicamentos

Você é daqueles que não lê a bula e sequer frequenta ou segue o conselho de um profissional da saúde na hora de se medicar? Cuidado, a automedicação pode ser extremamente perigosa!

O que todos devemos ter em mente é que se a bula está ali, ela possui relevância e pode nos trazer uma série de informações previamente ao uso de qualquer medicação.

Bula é o nome dado ao conjunto de informações sobre um medicamento. Ela é um quesito essencial de qualquer remédio. Assim, os laboratórios farmacêuticos devem acrescentá-la obrigatoriamente à embalagem de seus produtos disponíveis no mercado.

Por que a bula é tão importante?

A bula de medicamentos é extremamente relevante pois consultá-la antes de consumir um medicamento pode evitar uma série de erros.

Esses erros podem ocorrer tanto na prescrição da posologia e dosagem, quanto em uma possível combinação medicamentosa.

Além disso, também é de fundamental importância que os profissionais da saúde consultem a bula. Isso porque em bulas direcionadas a eles podem existir algumas informações ausentes nas bulas dos pacientes.

Portanto, pode haver uma troca de informações entre o médico ou odontologista e o paciente, o que tende a favorecer as duas partes.

Também é possível dizer que o profissional serve como uma espécie de intérprete para seu cliente, uma vez que, para quem não é da área da saúde, a bula de remédio pode apresentar dificuldades de interpretação.

É necessário que o especialista tenha em mente que a saúde do paciente depende muito do tratamento imposto. Assim, ao ler a bula, ele garante o bom andamento do tratamento.

Fora isso, ele ainda poderá ter acesso à informações que podem evitar reações adversas, interações medicamentosas, entre outros empecilhos que possam desencadear problemas mais graves.

Não se automedique, consulte um profissional e leia a bula!

Agora iremos citar algumas consequências que podem ser desencadeadas caso você não leia a bula dos remédios e não ouça os conselhos de um profissional.

O consumo de medicamentos sem prescrição profissional pode angariar diversos problemas, mas talvez o principal deles seja a intoxicação.

Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os principais responsáveis pelo surgimento desse quadro nos pacientes.

Muitas pessoas ainda deixam de ler a bula, ingerindo os remédios sem ao menos saber do que são compostos. Assim, algumas substâncias podem causar alergias no usuário.

Em alguns casos, essas reações alérgicas são bastante agressivas, causando até mesmo a morte.

Além disso, o consumo de medicamentos sem prescrição pode trazer uma falsa sensação de melhora do sintoma ao indivíduo, apenas mascarando a doença e ocasionando um agravamento do caso.

Com isso, o diagnóstico realizado pelos profissionais da área é dificultado. Consequentemente, fica mais difícil resolver o problema do paciente.

O uso abusivo de determinada substância faz com que haja aumento de resistência dos microrganismos, o que tende a comprometer a eficácia do tratamento.

Por fim, e não menos importante, iremos falar sobre a mistura de certas medicações. Esse também é um gravíssimo problema. Alguns remédios podem anular o efeito de outros, porém muitas pessoas não sabem disso.

Assim, ao realizar certas combinações inadequadas, as substâncias podem não proporcionar o efeito desejado, o que deixa os problemas cada vez maiores.

Por isso, é fundamental que antes de se medicar você procure orientação profissional e sempre leia a bula da medicação.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!