Brocas odontológicas são famosos acessórios no consultório odontológico
No mundo da odontologia, diversos materiais e equipamentos são utilizados pelos especialistas. Estão presentes tanto no diagnóstico, quanto no tratamento de doenças e patologias. Entre os mais tradicionais estão as brocas odontológicas.
As brocas odontológicas funcionam por meio de rotação. Essa rotação pode ser de baixa, média ou alta intensidade e emite os famosos ruídos que geram pavor nos pacientes menos acostumados às técnicas dos dentistas.
Brocas odontológicas são instrumentos utilizados para remover material cariado dos dentes. As brocas também são úteis no processo de preparação das cavidades dentais antes de receber alguma restauração ou no desgaste do material utilizado para restauração dos dentes, caso seja necessário. Esse restauro pode ser em ouro, prata, resinas plásticas ou até porcelana.
Cáries são infecções que acometem os dentes, causadas pela entrada de bactérias.
Essas bactérias, aos poucos, perfuram o esmalte que reveste o dente e chegam em regiões de maior profundidade. Assim, o paciente com dentes cariados sofre com dores e desconfortos.
As brocas odontológicas são constituídas pela haste, que é a porção da broca conectada à turbina, o intermediário, que junta a haste a ponta ativa, e, por fim, a ponta ativa.
A ponta ativa pode ser produzida em diferentes materiais como aço, carbide ou até em material diamantado. Cada um desses recursos facilita o trabalho do profissional e apresenta funções diferentes.
Mas, afinal, quais são as funções das brocas odontológicas?
As brocas esféricas carbide são ideais para recriar o formato original do dente. Outra de suas funções é extrair as regiões cariadas ou o teto da câmara pulpar.
A broca transmetal possui um corte de maior eficiência. Assim, conseguem com maior facilidade penetrar restaurações de amálgama ou casquetes de metal com porcelana.
As brocas diamantadas odontológicas, também esféricas, são úteis quando o acesso ocorre por meio da restauração de porcelanas. Isso porque elas penetram o material com maior facilidade.
Elas podem ser utilizadas tanto em processos de alta, média ou baixa velocidade. Também respondem bem a todos os tipos de turbinas. Essas brocas são funcionais para o desgaste do esmalte e da dentina.
Apesar de estes serem os tipos de brocas odontológicas mais utilizados, existe grande variedade, principalmente em relação ao formato da ponta ativa.
Outros exemplos que podem ser citados são: as brocas cônicas de topo inativo, as brocas em formato de chama, brocas cones invertidos longos de bordas arredondadas e as brocas especiais.
Todas, através de seus formatos específicos, se adaptam melhor a tipos diferentes de materiais utilizados em casos de restauração ou de regiões do dente.
Inovação das brocas odontológicas
A tecnologia vem sendo responsável por diversas revoluções no mundo da odontologia.
Uma das novidades sendo introduzida no mercado são as brocas odontológicas que funcionam por vibração a partir de ondas de ultrassom. Elas não emitem sons, o que facilita a vida dos pacientes que não se sentem confortáveis ao ouvi-lo.
Além disso, essa nova possibilidade para as brocas odontológicas ainda possibilita o direcionamento direto para a parte não sadia do dente, preservando o restante em seu estado natural, algo muito importante em outros tratamentos estéticos.