Broca tronco-cônica tem diferentes tipos e funções

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O aparelho pode ser utilizado para os mais diversos procedimentos odontológicos

A broca tronco-cônica pode ser encontrada em qualquer consultório odontológico. O instrumento pode ser utilizado para os mais diversos procedimentos, empenhando um grande número de funções.

O interessante é que existem diversas subdivisões deste dispositivo. Assim, a broca tronco-cônica pode ser encontrada em formatos específicos, cada um indicado para um determinado processo.

Broca tronco-cônica é um equipamento normalmente fabricado a partir de um material resistente a fraturas e que proporcione um bom balanceamento. Ela possui um formato cilíndrico e é utilizada, principalmente, em cirurgias odontológicas e desgaste de material para instalação de próteses.

Tipos de broca tronco-cônica

Com já citamos anteriormente, brocas tronco-cônicas se apresentam nos mais diversos formatos, dependendo da função que irão desempenhar.

A grande verdade é que essa mudança na forma se dá apenas na ponta ou topo do objeto. Assim, a classificação dessas brocas leva em consideração, principalmente, a configuração de seu topo.

Para entender um pouco melhor sobre o que estamos falando, o ideal é você acompanhar o nome e característica de cada um desses dispositivos. Então, vamos aos tipos de brocas tronco-cônicas:

Tronco-cônicas de topo plano

Essa aparelhagem costuma ser usada para preparos cavitários com paredes e ângulos internos bastante definidos.

Através da movimentação realizada pelo profissional, elas delimitam degraus marginais, além de haver a possibilidade de serem utilizadas na confecção de bisel e contra-bisel nas reduções de cúspides dentárias.

Tronco-cônicas de topo arredondado

A principal função dessas brocas odontológicas é auxiliar na elaboração de paredes expulsivas e ângulos cavitários arredondados em cavidades para inlay e onlay, sejam de porcelana ou resina composta direta.

Dessa forma, é possível conseguir uma notável redução das superfícies oclusal, lingual em cavidades para onlay.

Aliado a isso, a tronco-cônica de topo arredondado ainda é pouco agressiva, proporcionando a proteção das cúspides finalizadas em chanfrado cônico.

O aparato ainda pode ser utilizado na orientação e redução da face vestibular em preparos para facetas estéticas. Nesse caso, o profissional utiliza o instrumento para a confecção de sulcos que auxiliam no processo.

Tronco-cônicas de borda arredondada

Esse tipo também é extremamente utilizado na confecção de preparos cavitários expulsivos tipo caixa. O detalhe é que aqui, o procedimento pode ser efetuado com ou sem redução da cúspide.

Elas também são bastante úteis em construções de suportes para o apoio de próteses parciais removíveis.

Tronco-cônicas de topo inativo

As tronco-cônicas de topo inativo costumam ter um papel essencial na complementação de aberturas coronárias em endodontia.

Além disso, métodos que visam dar acabamento aos limites verticais também fazem grande utilização desse mecanismo.

Tronco-cônicas de topo ogival

Aqui encontramos um tipo de broca que auxilia em preparos dentários para a instalação de coroas dentárias ligeiramente expulsivas e com término chanfrado.

O mesmo processo pode ser utilizado na colocação de facetas laminadas nos dentes do paciente. É fundamental saber as características de cada dispositivo e em quais procedimentos eles podem e devem ser utilizadas.

Assim, você pode atender os seus pacientes com maior confiança e segurança, sempre utilizando a broca tronco-cônica adequada ao tratamento desejado.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.