Briquismo: bruxismo diurno prejudica a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira o melhor tratamento e maneiras de evitar o briquismo

Você sente dores de cabeças fortes? Alguém já te falou que você está rangendo os dentes muito alto? Se a resposta para essas perguntas for sim, você pode ter um distúrbio chamado briquismo.

Ele pode trazer prejuízos para a sua saúde bucal. Por isso, é importante ir até um cirurgião-dentista para saber se você realmente apresenta o briquismo.

Briquismo é um distúrbio que se caracteriza pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Ele acontece enquanto o paciente está acordado.

Diferenças para o Bruxismo e Briquismo

O bruxismo também é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.

Ou seja, quando ocorre durante à noite recebe o nome de bruxismo noturno. E quando ocorre durante o dia recebe o nome de briquismo.

Assim, bruxismo e briquismo são a mesma coisa. O único aspecto que muda são os períodos em que se manifestam.

Enquanto isso, no caso do apertamento, os dentes são pressionados uns contra os outros, e não rangidos como no bruxismo e briquismo. No entanto, o apertamento dos dentes é considerado um tipo de bruxismo.

Sintomas do Briquismo

Alguns dos sintomas mais frequentes do bruxismo de vigília, como também é chamado, são:

  • Ranger ou apertar os dentes, podendo, até mesmo, ser ouvido por outras pessoas;
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Esmalte do dente deteriorado, exibindo as camadas mais profundas do elemento dental;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Dor na mandíbula ou na face;
  • Dor semelhante à de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Recuos de língua.

Alguns dos sintomas mais graves são:

  • Transtornos alimentares;
  • Depressão;
  • Sensação de calor ou frio nos dentes.

O apertamento desperto também pode levar a problemas que envolvam o mau funcionamento da articulação temporomandibular, conhecida como ATM, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio.

Como é Feito o Diagnóstico do Briquismo?

O diagnóstico dessa doença é feito por um dentista de confiança, a partir da avaliação dos sintomas e da aparência dos dentes. Por isso, exames clínicos, com a anamnese e físicos são essenciais para o diagnóstico perfeito.

Causas do Briquismo

Algumas das causas para o bruxismo diurno são:

  • Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão;
  • Beber muita cafeína;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Uso de medicamentos com dosagens muito altas;
  • Uso frequente de drogas.

Melhores Tratamentos para o Bruxismo Diurno

Em alguns casos, principalmente se você também manifesta o bruxismo noturno, o profissional irá indicar o uso de uma placa miorrelaxante.

Os profissionais recomendam o uso de medicamentos como relaxantes musculares, antidepressivos e calmantes. Além disso, é possível recorrer a técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e ansiedade.

Se necessário, é indicado fazer acompanhamento psicológico.

Para aliviar a dor causada pelo briquismo, você pode aplicar gelo ou água morna nos músculos da mandíbula. Lembre: evite ingerir alimentos duros, faça massagem no pescoço, ombros e rosto e exercícios de alongamento bucais.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.