Causas da bochecha inchada e maneiras de tratar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Problemas bucais são algumas das principais razões para o inchaço da bochecha

É comum nosso corpo apresentar sinais físicos quando nossa saúde não vai bem. Podemos sentir dores, incômodos, vermelhidões ou coceiras. E um desses alertas pode ser a bochecha inchada.

Problemas com a saúde bucal costumam ser uma das principais razões para a bochecha inchada. Por isso, assim que notar qualquer alteração, não deixe de marcar uma consulta com o dentista.

A bochecha inchada altera não só a estética no rosto, mas também atrapalha ações rotineiras como mastigar e falar. Apesar de parecer algo simples, esse inchaço pode acarretar problemas mais graves.

Existem inúmeras doenças relacionadas ao inchaço na bochecha. Além disso,esse desconforto pode surgir junto com outros sintomas como sensibilidade nos dentes, pus nas gengivas ou dor latejante no dente.

Causas da bochecha inchada

Dentre os problemas bucais que causam aumento de volume da bochecha, os mais comuns são os abscessos crônicos ou agudos. Restaurações fraturadas ou antigas e cáries infiltradas também estão entre as razões.

Confira a lista causas do inchaço na bochecha:

  • Restaurações antigas;
  • Dentes fraturados;
  • Abscessos agudos ou crônicos;
  • Infecções ou inflamações gengivais;
  • Alimentos acumulados na gengiva;
  • Doenças periodontais;
  • Cárie infiltrada.

Além dos problemas citados anteriormente, a bochecha inchada pode ter consequências alérgicas como picadas de insetos, medicamentos, pólen ou cosméticos. Ou ainda causas traumáticas, cirúrgicas e infecciosas.

É importante ressaltar que o abscesso ou infecção periapical podem trazer grandes riscos à saúde. Uma das doenças mais graves relacionadas é a endocardite bacteriana.

Por isso, cuidar da limpeza dos dentes é essencial para evitar os problemas bucais. Os abscessos e todas as outras doenças que causam inchaço na bochecha podem ser facilmente impedidas.

Tratamento para o inchaço na bochecha

O primeiro passo para tratar o inchaço na bochecha é buscar um cirurgião-dentista que possa diagnosticar e definir qual a origem do sintoma. Somente após esse procedimento, é possível determinar o curso do tratamento.

Para amenizar o inchaço basta seguir algumas etapas simples como colocar gelo na região por alguns minutos ou até sentir que a bochecha está retornando ao seu tamanho normal.

O gelo reduz a dor e o processo inflamatório. Porém, não coloque o gelo em contato direto com a pele. Inclua um tecido entre as superfícies para evitar queimaduras.

Outra dica importante que pode reduzir os incômodos do inchaço na bochecha é dormir com a cabeça mais alta que o corpo. Isso ajuda a drenar o edema e, assim, a bochecha ficará menos inchada.

O tipo de tratamento recomendado pelo dentista vai depender da causa, mas é possível que sejam receitados remédios como anti-inflamatórios.

Cuidados bucais

Para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas graves, separamos aqui algumas dicas importantes. Confira:

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Além disso, faça movimentos suaves e circulares. Também lembre de sempre escovar a língua.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é necessário limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Tome cuidados também na hora da alimentação. Não abuse de alimentos com muito açúcar, nem os muitos gordurosos. Além disso, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Essas regrinhas valiosas podem evitar a bochecha inchada e suas causas mais graves.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.