Como criar um blog de odontologia e o que publicar nele?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda por que criar um blog de Odontologia e o que deve ser divulgado através dele

Possuir um plano de marketing é uma ferramenta que oferece auxílio para dentistas na hora de aumentar o número de clientes e a renda mensal. E um blog de odontologia pode ser uma boa escolha para complementar essa ação.

Cada vez mais, o blog de odontologia tem sido um recurso de grande importância para as pessoas, desde estudantes até pacientes que estão com dúvida sobre algum tratamento ou procedimento.

O blog de odontologia é um local na internet onde o dentista pode se comunicar com pacientes, podendo fidelizá-los ou conquistar novos.

Por outro lado, esse é um método de fácil acesso para a população, já que muitas pessoas têm acesso à internet e não é necessário pagar para acessar o conteúdo.

Não é necessário um investimento financeiro para poder criar um site. Atualmente, existem ferramentas gratuitas disponíveis que podem ser utilizadas.

Se você deseja entender melhor sobre como elaborar um blog, que tipo de conteúdo colocar ali e se compensa mesmo criá-lo, te convidamos a ler este artigo.

Como criar um blog de odontologia?

Antes de explicar como criar um blog odontológico, um ponto que devemos mencionar é que existem plataformas gratuitas. Então, a princípio, não é preciso investir dinheiro para conseguir o recurso.

Apesar de parecer complicado, desenvolver um portal não é algo muito complexo. Mas é preciso disponibilizar tempo para gerenciá-lo.

Então, vamos explicar como criar um blog:

  • Entenda questões como: Eu gosto de escrever? Sobre o que eu gosto de escrever? Qual será o público alvo, tendo em vista que podem ser dentistas ou pacientes;
  • Qual plataforma será utilizada? Pode ser usado o Blogger, UOL, Terra, IG, WordPress, entre outros provedores;
  • Qual será o nome do blog? Pense em um bom nome que seja relevante, único, fácil e que tenha ligação com o tema tratado nele.

Depois disso, entra a parte do template do portal, que pode ser feito com base nas próprias opções do provedor do site ou o dentista pode contratar uma agencia para criar um personalizado.

Com o template pronto, é só começar a escrever!

O que publicar no blog?

Quando falamos sobre o que postar no blog odontológico, é válido ressaltar que não existe uma fórmula mágica. É possível que um determinado portal ganhe notoriedade publicando um conteúdo, enquanto outro não.

No entanto, o que se sabe é que existem algumas indicações do que pode dar certo, sendo necessário ter em mente que deve ser algo educacional e focado no paciente.

Portanto, nunca se esqueça de respeitar o que é permitido publicar na internet conforme o Código de Ética Odontológica.

Confira três exemplos de publicações que podem ser feitas:

  1. O que é cárie?
  2. Conheça mais sobre Odontologia;
  3. Aplicação do scanner intra oral na Odontologia.

Mas lembre-se: nem sempre o conteúdo irá atingir um grande público logo de começo. Nossa dica é que não desista e mantenha uma frequência na publicação dos textos.

Vale a pena criar o blog se eu tenho um consultório?

A dúvida que fica é sobre a necessidade ou a importância de possuir um blog para o consultório odontológico.

E a resposta é que sim, ter um blog de odontologia para um consultório é algo muito recomendado por diversos profissionais, como os de marketing ou os próprios dentistas.

Afinal, quando uma pessoa está em dúvida sobre um procedimento, um problema ou um tratamento, ela normalmente procura o Google. Se ela encontrar seu blog, ele poderá ser utilizado em outras buscas, além de abrir possibilidade da pessoa realizar uma consulta com você.

Agora que você sabe mais sobre como funciona o blog de odontologia, que tal criar um e começar a se destacar na internet?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.