Blindagem coronorradicular e os benefícios na endodontia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Eficaz em procedimentos endodônticos, é realizada em uma única sessão de tratamento

Muitos não sabem, mas o sucesso do tratamento endodôntico está diretamente relacionado com a blindagem coronorradicular do elemento dental. Essa técnica é aplicada logo após o seu término.

Dessa forma, é de extrema importância restaurar os dentes que foram submetidos à terapia endodôntica por meio de uma blindagem coronorradicular.

Blindagem coronorradicular é um procedimento que, além evitar infiltrações, restabelece a função e estética dos dentes, prevenindo-os de possíveis fraturas.

Como ocorre a Blindagem Coronorradicular?

É importante frisar que a blindagem dental deve ocorrer logo após a finalização do tratamento. Ela ainda faz o recobrimento das cúspides enfraquecidas, tanto para prevenir contaminação como fraturas dos dentes tratados.

Muitas das falhas em tratamentos endodônticos são protéticas e costumam ocorrer devido à incapacidade restauradora a partir de uma má blindagem.

Entre o material mais utilizado, temos os pinos metálicos fundidos, que são, sem dúvida, os mais tradicionais e utilizados no processo de restauração de dentes.

No entanto, esses pinos apresentam algumas importantes desvantagens:

  • Sua cor ser prateada;
  • Apresentar um maior número de sessões necessárias para sua confecção;
  • Quando comparado ao pino de vidro pré-fabricado, não é vantajoso.

Dessa forma, no uso de pinos de fibra de vidro, que são uma opção mais vantajosa, o cimento que é utilizado para blindagem é espalhado por cima do acessório após sua aplicação.

Quando a Blindagem Coronorradicular é necessária?

Diversos casos de restauração e tratamento endodôntico podem necessitar de uma blindagem nos dentes para que sejam apresentados melhores resultados.

Por isso, nas situação em que se observa presença de uma lesão apical ou um quadro de periodontite apical crônica, a blindagem é indicada.

Em alguns casos, é possível observar que os dentes apresentam uma grande perda de estrutura. Por isso, o uso de retentores intrarradiculares têm sido uma excelente opção.

Porém, é preciso ter alguns cuidados nesse tipo de tratamento. A micro-infiltração coronária pode produzir uma penetração bacteriana para o interior dos condutos radiculares.

Sem uma blindagem adequada, o sucesso em longo prazo prometido ao tratamento endodôntico não será tão certo.

Além disso, a falha nessa blindagem coronorradicular pode expor os canais obturados aos microrganismos do meio bucal. Essas bactérias podem iniciar e manter o processo inflamatório dos tecidos e causar a periodontite apical.

Blindagem Coronorradicular Simultânea em Endodontia

Muitos dos casos em que o paciente apresenta esse quadro, nota-se que a maioria é assintomática e em oclusão. O que pode ser prejudicial e atrasar o diagnóstico.

Um dos principais objetivos restauradores do tratamento endodôntico é conseguir realizar a conservação da dentina radicular e a adaptação do pino ao interior do canal independentemente da anatomia radicular.

O profissional responsável por realizar os procedimentos é o endodontista. Esse especialista está sempre familiarizado com o sistema de condutos radiculares e pode realizar preparos para retentores com base na anatomia radicular de cada caso.

Dessa forma, no que diz respeito à estética e prevenção de maiores problemas como a necessidade de exodontia, a blindagem coronorradicular é uma ótima opção.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!